Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Fausto Pinato, deputado federal
Foto por: Divulgação/Agência Brasil
Fausto Pinato, deputado federal

Do amor ao ódio, Fausto Pinato mira Guedes, bate em Bolsonaro e diz que PT volta sem 3ª via

Por: Da Redação
31/10/2021 às 11:09
Bastidores

Em entrevista ao DLNews, Pinato afirma que o Capitão vai ser eterno refém do Guedes e seus devaneios


O deputado federal Fausto Pinato (PP), de Fernandópolis, é um craque em driblar qualquer tipo de lógica ou previsibilidade de quem se atreve a fazer projeções políticas. E uma máquina de polêmicas efêmeras. 

Sua trajetória é prova dos sustos que provoca nos "analistas de cenário”. Guindado pelo voto de legenda com pouco mais de 20 mil votos, o político quase anônimo brotou na Câmara Federal em 2014 pelo antigo PRB (hoje Republicanos). 

Em 2018, quando políticos cacifados da região - como Eleuses Paiva, Valdomiro Lopes, Vaz de Lima, João Paulo Rillo, Orlando Bolçone, Beth Sahão e Marco Vinholi, entre outros - foram engolidos pelo tsunami Bolsonaro, Pinato, já no PP, foi um dos poucos que soube surfar a onda e arrancar, outra vez surpreendente, novo mandato, com mais de 118 mil votos. 

Do tipo que não se acanha com o fato de integrar o chamado baixo clero na Câmara Federal, faz barulho suficiente, voluntaria ou involuntariamente, para ficar em evidência. O último foi uma briga desencadeada no grupo de Whatsapp que reúne deputados paulistas. O bate-boca, na verdade, acabou sendo café pequeno perto de outras posições pendulares  sobre o governo Bolsonaro, partindo da defesa apaixonada ao ataque furioso numa velocidade de deixar tonto os interlocutores. 

Agora, na pele de opositor ferino, cujos ataques se concentram especialmente em Paulo Guedes, o ministro da Economia, que parece ter salvo-conduto para errar o quanto quiser. Nesta entrevista ao DLNews, ele defende a terceira via, mostra-se próximo a Geraldo Alckmin, ataca o governo, mas não crava posição caso seu partido, como tudo indica, acabe abrigando o mito e seus seguidores para as eleições do ano que vem. Confira. 

DLNews - Desde 2018, o senhor vem revelando um humor um tanto "bipolar” em relação ao presidente Jair Bolsonaro. Foi um entusiasta da candidatura dele e um defensor ferrenho no início do governo. Depois, alternou períodos de críticas contundente e defesas apaixonadas, o que deixa o eleitorado meio "tonto” pela rapidez com que muda de posição. Como explicar essa relação de amor e ódio?
Fausto Pinato - Não é bipolaridade, muito menos uma relação de amor e ódio, e sim uma grande frustração. Como você mesmo disse fui um grande entusiasta da campanha do presidente Bolsonaro, pedi voto pra ele. Eu e todos que votamos nele sonhávamos com um governo de direita moderado, que conseguisse planejar um Brasil decente para todos e construir um projeto de nação. Ele e seus filhos jogaram tudo no lixo, e se não tivermos uma candidatura de centro direita em 2022, o PT vai voltar.

DLNews - Foi num destes momentos de críticas ao ministro da economia, Paulo Guedes, que o senhor acabou provocando uma grande confusão no grupo de Whatsapp que reúne deputados federais paulistas. Entre outras coisas, o senhor disse que o ministro só está preocupado com questões pessoais, como a conta dele em paraíso fiscal.  Com números nada bons na economia, como dólar alto, combustíveis subindo, bolsa caindo, Guedes virou o novo alvo do governo? Ele segue sendo insubstituível na opinião do senhor?
Fausto Pinato - Na minha opinião o Guedes é o maior opositor do governo Bolsonaro, o presidente não tem coragem de demiti-lo, não sabemos porque, e todo dia sonha com um pedido de demissão do seu ministro da economia, como o Capitão não entende nada de economia vai ser eterno refém do Guedes e seus devaneios, enquanto isso as famílias estão morando na rua, pegando comida no lixo para não morrer de fome e a violência só aumenta, nenhum pai de família suporta ver seus filhos passando necessidade, e o papel do governo é cuidar do povo, estou muito preocupado com o que pode acontecer.

DLNews - A China foi muito estigmatizada pelo presidente Bolsonaro e alguns de seus ex-ministros. O senhor tem boa interlocução com representantes do país. Poderia definir quem é a China? Existe mesmo a "ameaça comunista" ou é apenas um país hábil nos interesses comerciais?
Fausto Pinato - Vamos lá, essa conversa de ameaça comunista é mais uma estratégia da Família Bolsonaro para causar confusão e desviar o foco, não existe isso. A China é o nosso principal parceiro comercial, junto com os EUA são as principais economias do mundo, nós temos que ter maturidade e separar o que é ideologia e o que é negócio, o que é o interesse do país.  

DLNews - O senhor falou que aposta na 3ª via. Quem pode ocupar esse espaço na atual conjuntura?
Fausto Pinato -Aposto e confio na terceira via, e não costumo errar, o Bolsonaro em 2018 surfou na onda de protestos do fora Dilma, pegou o vaco deixado pelo PSDB na candidatura a presidente e se colocou como a única opção do anti-PT, além disso teve o advento da facada que o tirou dos debates. Fiz essa introdução para dizer que o ranço do antipetismo não acabou, se tivermos uma opção confiável de terceira via, de centro-direita moderada com um plano de governo sólido, vai para o segundo turno, só não sabemos com quem. 

DLNews - Seu partido é um dos pilares do atual governo federal. Caso Bolsonaro se filie ao PP, o senhor sai do Progressistas?
Fausto Pinato - Não consigo te responder isso agora, eu aprendi uma coisa com essa minha caminhada na política: temos que aguardar as coisas acontecerem, o Progressistas é meu partido de coração, todos sabem o respeito e admiração que tenho pelo presidente licenciado e ministro da casa Civil Ciro, Nogueira, pelo atual Presidente Fufuca, e pelo meu querido amigo e presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, e toda a bancada, vamos aguardar.

DLNews - O PP integra o governo João Doria. Como está a relação do senhor com o governador tucano? 
Fausto Pinato - É uma relação cordial de respeito, ele é governador e eu sou um deputado federal.

DLNews - O senhor tem dado sinais de apoio ao ex-governador Geraldo Alckmin. Vai seguir com ele independentemente do partido que o abrigará? 
Fausto Pinato - Eu sou um homem de palavra, isso é muito importante na política, todos sabem disso, vamos aguardar o desenrolar das negociações. 

DLNews - O vice-governador Rodrigo Garcia não aparece bem nas pesquisas para a eleição do ano que vem. O senhor acredita num crescimento da candidatura a ponto de bater o ex-governador Alckmin (sem partido), Fernando Haddad (PT), Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB)? Não é muita gente para tirar votos? 
Fausto Pinato - O Estado de São Paulo é muito conservador, é a locomotiva econômica do país, acho difícil a esquerda tomar espaço, e sabemos que o governador Geraldo Alkimin é muito querido e respeitado no Interior. Ele e o o ex-governador Macio França, juntos, já mostraram que formam uma dupla de confiança e que sabem o que tem que ser feito.

DLNews - Num eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula, como o senhor se posicionaria? 
Fausto Pinato - Vamos por partes, no primeiro turno eu vou com a terceira via, depois do resultado do primeiro turno a gente volta a conversar.

DLNews - Na eleição do ano passado, o senhor cogitou lançar-se candidato a prefeito de Rio Preto. Desistiu deste intento? Pretende transferir seu título ainda tendo em vista 2024?
Fausto Pinato - 2024 está muito longe. Estou focado no meu mandato de deputado federal eleito com mais de 118 mil votos e preocupado com os problemas que estamos vivendo hoje no Brasil, como inflação, fome, desemprego e etc. 

DLNews - O senhor está entrando na reta final do segundo mandato na Câmara Federal. Qual o argumento para convencer o eleitor a dar ao senhor mais um mandato a partir de 2023?
Fausto Pinato - Quem acompanha meu mandato sabe o quanto eu trabalho e luto para melhorar a vida das pessoas, eu gosto e amo eu que faço, ser deputado federal não é um capricho meu, tenho prazer de estar perto do povo, olhar no olho, escutar e, junto com os prefeitos e vereadores da região, lutar por mais recursos e soluções para os problemas da nossa região, o grande argumento é que a luta tem que continuar.

DLNews - O senhor pensa em apostar em um candidato a deputado estadual pelo partido na região para dobrar, com o vereador Paulo Pauléra, por exemplo?
Fausto Pinato - Eu sou um político que, todos sabem, aposto em novas lideranças, o vereador Paulo Pauléra é um grande aliado e tem todas as condições de ser um grande candidato a deputado estadual e representar nossa região na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!