Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Idosa internada
Foto por: Divulgação
Idosa internada

Idosa com sinais de AVC peregrina uma semana por UPAs até conseguir internação

Por: Joseane Teixeira
22/10/2021 às 13:08
Polícia

Segundo uma das filhas, médica disse que dificuldade motora e fala enrolada eram consequências da depressão


Uma família de Rio Preto teve de apelar para as redes sociais para conseguir a transferência de uma idosa, com suspeita de AVC, para a Santa Casa de Rio Preto.

Uma semana após apresentar os primeiros sintomas do acidente vascular cerebral, e de internar três vezes em UPAs da cidade, a dona de casa Diva da Silva Fernandes, de 62 anos, ainda não tinha sido submetida a exame de tomografia.

As filhas dela, Lilia Fernandes e Si Fernandes, denunciaram o (des)caso na internet. (Veja abaixo)

Por telefone, Lilia disse que a mãe acordou na última sexta-feira, 15, com dificuldades para andar e, durante o dia, o quadro evoluiu para alterações na fala.

"Levei minha mãe para a UPA Norte e a médica disse que eram sintomas de uma depressão severa, porque minha mãe deixou de fazer uso dos medicamentos. E nos orientou a procurar o Crass ou o Hospital Bezerra. Então fomos liberadas”, conta.

Na terça-feira, 19, a mulher levou dona Diva no Bezerra e a avaliação foi diferente. A médica disse que não se tratava de questão psiquiátrica, mas neurológica, e emitiu um documento de encaminhamento para consulta com especialista.

Novamente, a idosa deu entrada na UPA Norte. "Ficou dois dias só tomando soro até receber alta”, denuncia Lilia.

Na quinta-feira, 21, a filha decidiu pagar uma consulta particular e o médico, que segundo ela é especialista, constatou sinais de AVC, sem sombra de dúvidas. E escreveu uma carta com indicação de urgência para avaliação.

Desta vez, a família levou dona Diva para a UPA Tangará, mas a equipe médica teria discordado da urgência. "Disseram que se fosse AVC mesmo, não havia mais nada que poderia ser feito. Mas minha mãe começou a reclamar de fortes dores de cabeça e fraqueza nas pernas”.

Nesta sexta-feira, 22, após a publicação da denúncia nas redes sociais, saiu a autorização de transferência da idosa para a Santa Casa.

Já no hospital, Lilia disse que a mãe será finalmente submetida a exames de sangue e urina, além de raio-x do pulmão e tomografia.

Ela pretende registrar boletim de ocorrência contra a Secretaria de Saúde por negligência médica.


NOTA OFICIAL

A Secretaria Municipal de Saúde  informa que a paciente foi atendida em suas unidades de pronto atendimento dentro dos protocolos médicos e terapêuticos recomendados, sendo, em seguida, encaminhada à Santa Casa assim que houve a liberação da vaga.

Postagem em rede social
Foto por: Divulgação
Postagem em rede social






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!