Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



João Doria e Rodrigo Garcia: campanha pelo voto tucano
Foto por: Divulgação
João Doria e Rodrigo Garcia: campanha pelo voto tucano

Com rejeição em ’redutos alquimistas’, Doria e Rodrigo partem para sedução de tucanos da região

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
15/10/2021 às 18:53
Bastidores

Governador e vice-governador se reúnem com filiados do PSDB tendo em vista as prévias do partido que vai escolher candidato da legenda à Presidência da República


Tucanos alvoroçados 1
Com o fantasma do ex-governador Geraldo Alckmin a assombrar sua performance dentro do próprio "quintal” nas prévias do PSDB à Presidência da República, o governador João Doria desembarca de novo em Rio Preto neste sábado (16). Ele e o vice-governador Rodrigo Garcia vão se reunir com tucanos de toda a região, às 10h, no Ypê Park Hotel. 

Tucanos alvoroçados 2
O principal adversário do paulista na briga pela legenda à corrida presidencial é o gaúcho Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul), que vem ganhando terreno em estados com grande número de filiados ao PSDB. Mas, em São Paulo, parte dos tucanos ligados ao ex-governador Geraldo Alckmin ainda não digeriu o tratamento recebido de Doria quando este impôs o peso de seu poder dentro do partido. 

Tucanos alvoroçados 3
E o que se vê nas últimas semanas é um movimento pró-Leite aflorando em alguns redutos alquimistas no Interior. Nada que, nas contas do comando do partido, possa chegar perto de impor uma derrota ao ambicioso governador no Estado de São Paulo, mas suficiente para provocar algum desconforto. 

Tucanos alvoroçados 4
Tanto que Alckmin, cujo ingresso no PSD é dado como certo há algum tempo, ainda segue filiado no PSDB e apto a votar. Ele e seu grupo político. O último dos prefeitos paulistas a declarar apoio a Eduardo Leite, por exemplo, foi o de Jacareí, Izaias José de Santana, na região do Vale do Paraíba, que se manifestou publicamente nesta semana. Antes dele, em setembro, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, fez o mesmo. 

Tucanos alvoroçados 5
Duas vezes prefeito de Santos, Paulo Barbosa, que deverá se candidatar a deputado federal, é outro a exercer liderança em favor do gaúcho. Exemplos parecidos vêm de nomes tradicionais do PSDB em cidades importantes do Interior, como Bauru, Sorocaba e São José do Rio Pardo.

Tucanos alvoroçados 6
Em Rio Preto, o vereador Bruno Moura, em litígio com o comando estadual do partido, também se declarou "eleitor” de Leite, mas ele não entra diretamente na categoria de um alquimista, até porque faz parte da recente safra introduzida no partido justamente pela renovação buscada por Doria. 

Tucanos alvoroçados 7
O parlamentar, no entanto, tem como padrinho no PSDB um alquimista histórico, Roberto Perosa, que nunca veio a público mostrar-se contra a candidatura de Doria, mas também não tem sido visto em eventos dos tucanos, como o de quinta-feira (14). Beto não nega sua relação "desde criança” com o ex-governador, com quem seu pai ajudou a fundar o partido. 

Romaria 
Segundo a assessoria de Doria, o PSDB paulista já realizou encontros com lideranças de 49 regiões do Estado desde julho deste ano. Doria já esteve em 14 estados desde o início do processo de prévias. O tucano seguirá viajando o País até 21 novembro, quando o PSDB elege o seu candidato à Presidente da República. Rodrigo Garcia, único inscrito nas prévias para o governo de São Paulo, já é apontado como pré-candidato. Somente na região de Rio Preto, são 17 mil filiados aptos a votar, segundo a Executiva Estadual. 

*****

Coisa de irmão 1
Os advogados Pedro Quintino, de Rio Preto, e Guto Fauvel, de São Carlos, são os responsáveis pelo calhamaço de 15 laudas com os argumentos de defesa do vereador Bruno Moura, alvo de um pedido de expulsão em trâmite na Executiva Estadual do PSDB, que, uma vez atendido, pode levá-lo a uma consequente perda do mandato. Bruno diz que os dois defensores são seus "amigos-irmãos”.

Coisa de irmão 2
E devem ser mesmo. A ponto de o parlamentar rio-pretense apresentar na Câmara de Rio Preto em maio um requerimento de congratulações pelas conquistas da amazona são-carlense Luiza Casale Fauvel de Moraes, de 10 anos, filha de Guto Fauvel. A homenagem foi aprovada por unanimidade. 

Sangue no olho
Na sexta-feira (8), o parlamentar até tentou uma aproximação com o deputado estadual Carlão Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, durante evento com o vice-governado Rodrigo Garcia na Santa Casa. Mas, tudo indica, o tucano master está com sangue nos olhos mesmo e não arredou pé do pedido de punição. Bruno, que declarou apoio a Eduardo Leite, é acusado oficialmente de falar mal de Doria e aliados do partido. 

*****

Versão enxuta 
A próxima sessão ordinária da Câmara de Rio Preto, na terça-feira (19), ainda será no formato enxuto. A publicação em Diário Oficial da lei que cria a versão em dose dupla deverá ocorrer somente na quarta-feira (20), Com a entrada dos novos horários em vigor a partir do dia 26 de outubro, a primeira sessão será aberta às 9h e a segunda, às 14h. Sempre às terças-feiras.

*****

Miopia?
Depois de negar a introdução no calendário oficial do município do Dia do Orgulho LGBTQI+, a "visão de mundo” da  Câmara de Rio Preto vai ser colocada à prova mais uma vez. Está na pauta de votação da próxima terça-feira (19) projeto de lei do vereador Anderson Branco (PL) proibindo a utilização de verba pública em eventos e serviços que promovam a "sexualização” de crianças e adolescentes. Resta saber qual o conceito de "sexualização” do parlamentar, que promoveu polêmica intensa por causa de uma peça no FIT 2019 em que ele confundiu uma imagem de vela com o órgão sexual masculino.

***** 

Pediu urgência 
Na mesma sessão, o Executivo pediu votação em caráter de urgência especial (quanto a legalidade e mérito) de projeto de lei que inclui lactantes com ou sem comorbidades no grupo preferencial de vacinação contra a Covid-19 de doses remanescentes. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!