Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Vacinação em Rio Preto
Foto por: Divulgação
Vacinação em Rio Preto

Dia "V" movimenta sábado em Rio Preto com multivacinação e vacinação contra a Covid

Por: Da Redação
15/10/2021 às 16:50
Saúde

O objetivo é convocar os públicos-alvo para atualizar a carteira vacinal de rotina e aplicar a segunda dose e dose adicional da vacina contra o coronavírus


Rio Preto abrirá neste sábado 22 unidades de saúde para realizar o dia de mobilização das Campanhas de Multivacinação e Vacinação Covid. O objetivo é convocar os públicos-alvo para atualizar a carteira vacinal de rotina e aplicar a segunda dose e dose adicional da vacina contra o coronavírus. 
               
O dia V será das 8h às 13h nas unidades de saúde da Anchieta, Jardim Americano, Parque Industrial, Vila Elvira, Vila Mayor, Maria Lúcia, Renascer, Nova Esperança, Eldorado, Solo Sagrado, Vetorazzo, Estoril, São Francisco, Vila Toninho, Eng. Schmitt, Cidade Jardim, Caic, Jaguaré, São Deocleciano, Rio Preto I, Talhado e Lealdade Amizade.
 
Crianças e adolescentes

Além da Covid, o dia será de atualização de outras vacinas. No dia V, crianças e adolescentes de até 15 anos devem comparecer às unidades para checar se todos os imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão em dia. Na visita, também será possível retirar a declaração de situação vacinal utilizada para as matrículas e rematrículas escolares.

O Programa Nacional de Imunizações disponibiliza 18 vacinas para crianças e adolescentes, que protegem contra mais de 20 doenças, entre elas tuberculose, meningites A, C, W e Y, hepatites A e B, poliomielite, febre amarela, gripe, tétano, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, coqueluche, difteria, rotavírus, tétano e HPV. 

A Campanha de Multivacinação continua até o dia 29 de outubro em todas as salas de vacina do município. O horário de funcionamento para vacinação de rotina é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação. 

Adultos

Ainda no dia V, os adultos poderão receber a segunda dose das vacinas AstraZeneca, Coronavac e Pfizer, observando o intervalo entre doses. AstraZeneca, 12 semanas; Coronavac, 28 dias; Pfizer, 8 semanas.

Todos que já atingiram os intervalos mínimos devem comparecer aos postos de vacinação, inclusive os faltosos. São aproximadamente 31 mil faltosos que se já tivessem procurado a vacina Rio Preto teria passado dos 70% de imunizados -- hoje são 67%. Especialistas afirma que com 70% de imunização completa (duas doses ou a vacina de dose única) uma população adquire imunidade coletiva.

As salas de vacina também vão aplicar a dose adicional, que inclui os grupos de idosos e trabalhadores da saúde com pelo menos 6 meses de recebimento da segunda dose; e adultos com alto grau de imunossupressão com pelo menos 28 dias de recebimento da dose única ou segunda dose.

Depois de anunciar ter recebido 2,2 mil doses para retomar a vacinação do público adulto, a Prefeitura não inclui esse grupo na programação divulgada nesta sexta. Eram cerca de 9 mil pessoas à espera das doses específicas dos adultos, principalmente pessoas na faixa entre 18 e 24 anos. Ou seja, cerca de 7 mil ainda terão de esperar mais.

A Secretaria de Saúde informou que nesta sexta-feira (14), foram aplicadas 1.746 doses para primeira aplicação da vacina contra a Covid. As vacinas restantes da remessa enviada para esse público serão utilizadas a partir deste sábado, com a convocação dos adultos cadastrados no sistema de doses remanescentes.

Munícipes de Rio Preto com 18 anos ou mais que ainda não iniciaram o esquema vacinal podem se cadastrar no Portal da Prefeitura, informando nome, Cpf, e-mail, endereço e telefone. O cadastro está disponível em: www.riopreto.sp.gov.br/vacinacovid. 

Na próxima segunda-feira, 18, a campanha continua com a vacinação de segunda dose das vacinas AstraZeneca, Coronavac e Pfizer, além da vacinação de dose adicional para idosos e trabalhadores da saúde que tenham recebido a segunda dose há seis meses e adultos com alto grau de imunossupressão que tenham recebido a segunda dose há 28 dias. 

As doses estarão disponíveis no Shopping Cidade Norte e demais unidades de saúde e equipamentos públicos, das 8h às 14h.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e CPF e comprovante de vacinação.

Veja os endereços das salas de vacina AQUI 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!