Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Padre Osvaldo, prefeito de Catanduva
Foto por: Divulgação
Padre Osvaldo, prefeito de Catanduva

Ministério Público dá parecer por cassação de padre Osvaldo, prefeito de Catanduva

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
13/10/2021 às 19:42
Bastidores

Promotor diz que "imagens" colhidas em investigação comprovam compra de votos nas eleições de 2020; pena proposta inclui vice e vereador


Prefeito em apuros 1
O promotor eleitoral de Catanduva, André Luiz Nogueira da Cunha, recomendou a cassação do diploma do prefeito da cidade, o padre Osvaldo Rosa, do vice-prefeito, José Cláudio Romagnoli, e do vereador Luís Pereira. Indicou ainda a condenação de todos por abuso de poder econômico, com consequente inelegibilidade por oito anos, além de pagamento de multa.

Prefeito em apuros 2
O parecer foi dado em ação judicial na qual o diretório local do PT acusa o trio, e também cabos eleitorais, de compra de votos nas eleições municipais de 2020, da qual eles saíram vitoriosos. A ex-deputada estadual Beth Sahão (PT) também disputou a prefeitura e ficou em segundo lugar. 

Prefeito em apuros 3
De acordo com o parecer do MP, com base em depoimentos e provas apresentadas por cabos eleitorais envolvidos, após investigação em inquérito policial, os acusados realizaram "intensa compra de votos". O promotor cita que as provas seriam imagens comprovando a compra de votos. 

Vice também
Além do prefeito, do vice e do vereador Luís Pereira, são citados na ação como responsáveis pelo esquema de compra de votos o pastor e coordenador de campanha do prefeito, Lucas Martins, e Francisco José Teodoro de Campos, assessor do vereador, e que teria arregimentado os demais representados, Claudemir Rodrigues Júnior e Sonia Maria Helena Prado.  Os dois últimos – Claudenir e Sônia -  teriam cedido a casa para o esquema e, arrependidos, resolveram denunciar o caso à Justiça. Por conta disso, o promotor pediu que eles, pela colaboração, sejam condenados apenas ao pagamento de multa no valor mínimo.

"Imagens nítidas"
"As imagens são nítidas e demonstram grande fluxo de pessoas, com a participação direta de Francisco, Lucas, Claudemir e dela própria, Sonia, com a presença das pessoas, indo e vindo, recebendo objetos, nitidamente dinheiro, até porque há imagem na qual, na entrada da casa, pode-se observar a entrega de mais dinheiro, pelo Lucas à Sonia, quando estaciona o seu carro em frente da casa", escreveu o promotor no parecer, que agora será analisado pela Justiça Eleitoral de Catanduva. 

Só negaram 
Segundo o documento do Ministério Público, todos os envolvidos, em defesa por escrito, se limitaram a negar os fatos, sem explicar a movimentação mostrada nas "nítidas imagens." "Os requeridos poderiam ter fornecido alguma explicação, limitando-se em suas contestações a negar os fatos, mas não fizeram nada, não ofertaram nenhum esclarecimento ao E. Juízo Eleitoral, nem mesmo se dignaram a requerer serem ouvidos".

Leia mais bastidores no link: https://dlnews.com.br/noticias?id=81792/atras-de-voto-tucano-e-de-perdao-dos-ruralistas-doria-faz-bate-volta-em-dose-dupla-a-rio-preto---







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!