Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Equipe da Saúde municipal, durante vacinação
Foto por: Divulgação/Prefeitura
Equipe da Saúde municipal, durante vacinação

Rio Preto retoma vacinação contra a Covid nesta quarta, após parada do feriadão

Por: Da Redação
12/10/2021 às 18:10
Saúde

Com quase 67% de cobertura vacinal, Rio Preto está perto de alcançar o chamado "número mágico", de 70%. Nesse percentual, virologistas afirmam que é possível adquirir a imunidade coletiva


Depois de baixa adesão no plantão de domingo, e com a vacinação completamente paralisada no sábado, na segunda e na terça, Rio Preto retoma a campanha de imunização contra a Covid nesta quarta. O município segue sem imunizante para a primeira dose do público adulto, cerca de 9 mil pessoas, especialmente na faixa dos 18 aos 24 anos.

A vacinação será retomada nesta quarta, mas para a segunda dose, destinada aos agendados (de acordo com a data do cartão da primeira dose) e aos faltosos. Além do Shopping Cidade Norte, os grupos também podem se vacinar nas unidades de saúde e demais equipamentos públicos, das 8h às 14h.

Para segunda dose, estão disponíveis as vacina  AstraZeneca, que têm intervalo de 12 semanas entre doses; Coronavac, com intervalo de 28 dias entre doses; e Pfizer, intervalo de 8 semanas entre doses.

A Prefeitura negou que a Astrazeneca terá redução de intervalo, até porque não tem doses dessa vacina nem para iniciar a imunização de uma parcela dos adultos que aguardam há mais de um mês.

Enquanto isso, a dose adicional (terceira dose) está disponível para trabalhadores da Saúde com pelo menos 6 meses de recebimento da segunda dose; para idosos de 60 anos ou mais com pelo menos 6 meses de recebimento da segunda dose; e adultos com alto grau de imunossupressão com pelo menos 28 dias de recebimento da dose única ou segunda dose.

Baixa adesão no domingo
 
A Secretaria de Saúde de Rio Preto chegou a abrir sala de vacina instalada no Shopping Cidade Norte no domingo, 10, com funcionamento das 14h às 20h para o público agendado e faltoso da segunda dose e dose adicional. Mas a adesão foi fraca.

No plantão dominical, foram 515 pessoas vacinadas, sendo 421 faltosos de segunda dose, segundo balanço parcial informado pela gerente de imunização, Michella Barcelos, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura.

São mais de 31 mil os faltosos, que não foram tomar a vacina na data prevista no cartão de vacinação da primeira dose. Os números consolidados do domingo devem ser divulgados nesta quarta-feira.

Imunização de quase 67%

De acordo com o último balanço, divulgado ainda na sexta, Rio Preto aplicou 713.206 doses da vacina contra a Covid. São 384.022 primeiras doses (85% de cobertura vacinal); 299.276 segundas doses (66,84% de cobertura vacinal); 18.357 doses adicionais; e 11.551 doses únicas.

Com quase 67% de cobertura vacinal, Rio Preto está perto de alcançar o chamado "número mágico", de 70%. Nesse percentual, virologistas afirmam que é possível adquirir a imunidade coletiva, ou seja, a transmissão deixa de acontecer, ou apresenta redução drástica, embora não dispense os cuidados costumeiros - álcool em gel, máscaras e distanciamento físico.

Rio Preto só não está em 70% de vacinados com as duas doses (e dose única) em razão de dois fatores. Um deles é o fenômeno dos faltosos, que estão ignorando os apelos para comparecer aos postos de vacinação e colocar o esquema vacinal em dia.

Para todos os públicos, é necessário apresentar documento de identificação com foto e CPF e comprovante de vacinação. Para os trabalhadores da saúde, é necessário apresentar ainda o comprovante de função, enquanto os adultos imunossuprimidos devem apresentar o atestado médico que comprove a condição.

Programação de vacinação em Rio Preto
Foto por: Reprodução
Programação de vacinação em Rio Preto






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!