Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Tem teatro para crianças nesta semana. Cia Apocaliptica
Foto por: Divulgação
Tem teatro para crianças nesta semana. Cia Apocaliptica

Retomada do teatro presencial: Cia. Apocalíptica se apresenta na semana do Dia das Crianças

Por: Redação
07/10/2021 às 11:30
Cultura e Diversão

Rio Preto, cidade sede da Cia. Apocalíptica, foi escolhida para marcar o retorno da trupe aos palcos presenciais.


Para tornar o evento mais que especial não poderia faltar um grande espetáculo, que ainda vai acontecer na semana do Dia das Crianças.  


Prestes a comemorar oito anos de atuação com as artes cênicas, a Cia. Apocalíptica, tem muita história para contar e um público, principalmente o infantil, apaixonado.

O espetáculo da vez será o "Saltimbancos”, obra literária de Chico Buarque de Holanda, adaptada por Lawrence Garcia, diretor da cia, que conta com alegria, "Esse foi o nosso primeiro espetáculo infantil (hoje já temos mais de 10 em nosso repertório) e nada mais simbólico do que retomarmos as apresentações presenciais com ele, já tem um público cativo na cidade e esperamos ver na plateia o rosto de cada um dos pequenos saltimbancos que nos acompanham. ”

"Saltimbancos” segundo a Apocalíptica

Com um enredo bem balanceado, trazendo drama, aventura e despertando o lado lúdico das crianças, "Saltimbancos”, segundo a Apocalíptica, narra a história de quatro bichos que cansados de serem explorados pelos donos, decidem fugir para a cidade para tentarem a vida como artistas.

O Cachorro, a Gata, o Jumento e a Galinha se encontraram no meio da estrada, porém a conclusão da sonhada liberdade é atropelada pelos antigos donos, que tentam novamente dominar os bichos.

Será que a história tem final feliz? Saberemos no dia 10 de outubro, no Teatro Nelson Castro, em Rio Preto, a partir das 16h.

A volta do grupo para diversificados eventos

A Cia. Apocalíptica atuou em eventos virtuais ao longo da pandemia do coronavírus, promovendo o FestFim, um festival de artes integradas com abrangência internacional, e o Fresta, festival literário.

Entretanto sua atuação não se limita à promoção e produção de festivais e espetáculos. A trupe também atua em eventos escolares públicos e privados, além de festas particulares, possuindo repertórios diversos para: teatro infantil, teatro adulto, dança e contação de história.

"A Revolução dos Bichos”

Dia 10 de outubro, o grupo fará uma apresentação virtual com a frenética peça "Revolução dos Bichos”. A estreia poderá ser acompanhada pelo canal no Youtube da Apocalíptica.

O projeto conta com o apoio em recursos do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (PROAC-SP).

Arte como "válvula de escape”

"A arte existe para que a realidade não nos destrua”, já escreveu o filósofo Friedrich Nietzsche.

É em cima desta temática que muitas autoridades e especialistas vislumbram diminuir os impactos psicológicos causados pelos meses em reclusão e insegurança da população brasileira em decorrência da pandemia.

Crianças, jovens, adultos e idosos, todos estão, de certa forma, abalados emocionalmente, seja pelo isolamento social, pelas incertezas econômicas e até mesmo pelo medo da morte que acometeu a todos devido aos altíssimos números de óbitos veiculados diariamente.

Será necessária uma ação dos governos federais, estaduais e municipais para conter a terceira onda, denominada por cientistas como a "pandemia da saúde mental”.

A arte tem seu papel nesta recolocação das pessoas na sociedade, pois além de trazer inspiração, entretém aliviando sensações como estresse e ansiedade. Uma criança que tem sua imaginação estimulada, consegue fugir desta dura realidade que, ainda, estamos vivendo.

Programação teatral para a semana do Dia das Crianças em Rio Preto

Saltimbancos

Duas apresentações

Data: 10/10

Hora: 16h e 19h

Local: Teatro Nelson Castro

Avenida Feliciano Sales Cunha, 1020, Jardim Novo Aeroporto. São José do Rio Preto (SP)

Ingressos: R$ 20

A Revolução do Bichos

Data: 12/10

Hora: 17h

Onde assistir: Youtube Cia.Apocalíptica

Gratuito.



Programação teatral para a semana do Dia das Crianças em Rio Preto
Foto por: Divulgação
Programação teatral para a semana do Dia das Crianças em Rio Preto






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!