Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Janaína Paschoal, deputada estadual
Foto por: Divulgação/Agência Senado
Janaína Paschoal, deputada estadual

Grupo bolsonarista quer agropecuarista a deputado estadual para atrair órfãos de Janaina

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
23/09/2021 às 19:06
Bastidores

Deputada estadual do PSL surfou no tsunami Jair Bolsonaro em 2018, levando quase 30 mil votos somente dentro de Rio Preto, mas nunca voltou à cidade depois de eleita


No forno 
Independentemente de sigla partidária, bolsonaristas do andar de cima da pirâmide social de Rio Preto e região querem convencer um de seus pares, o agropecuarista Tedy Vasconcelos, a debutar na política no ano que vem como candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Guizo no gato 
Quem teria assumido a missão de arrumar os argumentos mais eficientes para debutá-lo nas urnas é o agende da polícia federal licenciado Danilo Campetti. Outro nome forte do bolsonarismo rio-pretense, que também é apontado como um bom influenciador capaz de sensibilizar Tedy, dada a amizade antiga entre os dois, é o empresário Eloy Gonçalves Júnior, dono da Agromonte. 

Soldado da causa 
Tedy Vasconcelos é um nome praticamente anônimo na paroquiana política rio-pretense, mas, nos bastidores do PIB bolsonarista local, é um dos mais entusiasmados apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Do tipo generoso, ele nunca diz "não" quando chamado a ajudar financeiramente nas vaquinhas para levar simpatizantes a atos na Capital ou para alugar caminhão de som em manifestações locais. Ou seja, um verdadeiro soldado da causa. 

Pelos órfãos de Janaína... 
O grupo que trabalha a ideia de lançar Tedy Vasconcelos quer um nome capaz de angariar os votos que foram despejados aos montes em candidaturas alavancadas pelo palanque de Bolsonaro, como o da deputada estadual Janaína Paschoal, em 2018. Somente em Rio Preto, ela teve 29.713 votos, primeira mais votada, fazendo comer poeira os então deputados estaduais da cidade Orlando Bolçone, Vaz de Lima e João Paulo Rillo. Nenhum dos três se reelegeu em função dessa "nacionalização” daquelas eleições. 

... que nunca voltou 
Acontece que Janaína Paschoal nunca mais apareceu por aqui depois de eleita. Os bolsonaristas mais estrategistas de Rio Preto acreditam que o sumiço da deputada estadual mais votada da história de São Paulo vai ser arma poderosa para os adversários em 2020. Daí, o projeto de arrumar uma opção local capaz de conquistar os órfãos da advogada paulistana na cidade.

Sem partido 
Tedy, no entanto, ainda não é ligado a partido nenhum. Corre nos bastidores que o pessoal do PSL já percebeu a movimentação e anda empolgado em apresentar a ele uma proposta interessante, tendo em vista o poderoso superpartido de direita que deve nascer se a fusão com o DEM, muito adiantada, de fato vingar. 

Declinou 1 
Valdomiro Lopes, como a coluna deu a pista, de fato foi convidado pelo PSL de Rio Preto para engrossar suas fileiras. Acreditava-se que o poderio que a sigla poderá ganhar ao juntar-se ao DEM seria fator de sedução suficiente. O ex-prefeito de Rio Preto, que foi um parceirão da legenda nas eleições municipais de 2020, apoiando Marco Casale (hoje no PTB), agradeceu "o carinho”, mas declinou do convite. Pelo menos por enquanto. 

Declinou 2
O ex-prefeito disse que tem uma dívida de gratidão com o PSB e que não se sente confortável em deixar de ajudar o projeto de Márcio França em 2022. Além do mais, ele reforçou sua ambição de buscar uma cadeira na Câmara Federal. Acredita que, no PSL, com ou sem fusão ao DEM, ele trombaria com o deputado federal Júnior Bozzella, que, embora seja de Santos, tem grande poder na legenda por estas bandas do Estado. 

Pela fusão 
O deputado federal Geninho Zuliani foi um dos 41 integrantes da Executiva Nacional do DEM que, em reunião na última terça-feira (21), aprovaram, por unanimidade, a realização de uma convenção ampla que deverá bater o martelo no processo de fusão do partido com o PSL. O passo é considerado decisivo para que o casamento vingue, uma vez que o grupo teria a prerrogativa de barrar a continuidade das tratativas, o que não ocorreu. Pelo contrário. 

Surpreendeu 
Em âmbito geral, surpreendeu o fato de dois ministros do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os democratas Ônix Lorenzoni (Trabalho) e Teresa Cristina (Agricultura) também terem comparecido à reunião e votado favoráveis à união. Isso porque, o superpartido de direita, como já está sendo chamada a cria do casamento, teria por projeto principal, segundo lideranças dos dois lados, o lançamento de uma terceira via nas eleições de 2020. 

Será mesmo?
No entanto, movimentações e personagens que começam a se destacar nas tratativas permitem leituras de que o novo gigante, com 90 deputados federais e oito senadores, não seria, assim, tão avesso à possibilidade de subir no palanque de reeleição de Bolsonaro. Alguns destes sinais: ACM Neto, principal articulador do DEM, não nega sua simpatia ao governo federal; a adesão de Ônix e Tereza Cristina ao projeto; o surgimento de Antônio Rueda, vice-presidente do PSL e historicamente aliado do clã Bolsonaro, entre os maiores entusiastas e negociadores da fusão. 

Condições 
Há duas semanas, Geninho Zuliani disse ao DLNews que sua permanência no novo superpartido de direita estava condicionada a alguns fatores, sendo o principal caminhar ao lado de Rodrigo Garcia na briga pelo governo de São Paulo. E de João Doria, se este sair vencedor das prévias tucanas no dia 21 de novembro. 

Seguiu o fluxo 
Além de Geninho, o vice-prefeito Orlando Bolçone, que migrou do PSB ao DEM no início do ano passado, está na mesma sinuca. O fato é que, diante de tantos caciques de tribos mais poderosas, só coube a Geninho seguir o fluxo. 

Guerrinha 1
Em Catanduva, seguem as tretas políticas por meio de outdoors. No primeiro capítulo, padre Osvaldo, prefeito tucano da cidade, enfiou uma peça publicitária numa rotatória de grande circulação de veículos com closes gigantes do governador João Doria e do vice-governador Rodrigo Garcia. Entre os dois, a palavra gratidão em letras garrafais. Em menos de 24 horas, o material foi vandalizado, com tinta preta atirada na foto de Doria. 

Guerrinha 2
Agora, o empresário bolsonarista Ricardo Rebelato, do PP, que disputou as eleições para a prefeitura no ano passado e tem ambições de ir às urnas de novo no ano que vem, decidiu ocupar o mesmo local com outro outdoor, de fundo preto com a frase "#ForaDoria você não nos representa”. Em ambos os casos, o material foi pago com dinheiro próprio dos respectivos responsáveis. É o que eles dizem…

Clube do tiro 
Quem volta a fazer um tour pela região neste final de semana é a deputada federal Carla Zambelli (PSL). Vai falar para apoiadores sobre meio ambiente na parte da manhã (entre 9h e 12h) no Ypê Park Hotel. Curiosamente, ela almoça, sem seguida, no Clube de Tiro da vizinha Mirassol. Famosa por ativar sua metralhadora verbal sempre que pisa por aqui, Zambelli será ciceroneada pelo advogado Marcelo Zola, presidente do Albergue Noturno, diretor do Bezerra de Menezes e candidato a candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Negri na Câmara
A gerente da Vigilância Epidemiológica de Rio Preto, Andreia Negri, admitiu o óbvio em depoimento à CPI do Transporte: que lugares fechados, com aglomeração, como ônibus superlotados, são potenciais transmissores de Covid-19 e qualquer outra doença respiratória, como gripe. Mas pontuou que considera muito pior salões de beleza e festinhas em família, quando as pessoas relaxam nos protocolos sanitários.

Coronafest
"Todo lugar tem risco. Mas num salão de beleza, com apenas duas pessoas, e uma sem máscara, o risco pode ser maior que um lugar com mais gente, mas todos de máscara", afirmou ela, ao ser questionada pelo presidente da CPI, Robson Ricci (Republicanos), se considerava o transporte coletivo como potencial transmissor do coronavírus. A gerente disse ainda que, na maioria das investigações de histórico de pacientes graves da doença, a conclusão foi quase sempre a mesma: festas.

Vacine-se
"A grande maioria (de pacientes) relatou participação em festas e confraternizações familiares, onde se relaxam os protocolos de higiene, como máscara, e até compartilhamento de utensílios". Isso sem contar as festas clandestinas, onde cuidado com higiene e protocolos sanitários é ainda menor. E destacou que, numa pandemia da proporção da causada pelo coronavírus, somente máscaras, distanciamento social e higiene são fatores de evitar exposição ao vírus. E que a única solução são as vacinas.

Denuncie-se
Confrontada com imagens de superlotação em ônibus, muitas feitas pelo presidente da CEI, Andreia reconheceu que poderia haver desrespeito às normas de distanciamento, e que deveriam ter sido feitas denúncias à Vigilância Sanitária, responsável pela fiscalização. "O regramento foi feito. Não sendo cumprido, tem de ser denunciado. Se foi comunicado (à Vigilância Sanitária), empresa foi autuada"

Terceirizadas
Já a outra CPI, que investiga irregularidades e violações trabalhistas por parte de empresas terceirizadas, ouviu o representante da empresa Barsotti, que possui contrato para fornecimento de 180 postos de serviço, em zeladoria e portaria. Depois de muita pressão do presidente da comissão, João Paulo Rillo, o representante da empresa admitiu que não passa de uma "ideia" a proposta de alterar o horário de serviços dos funcionários sem a devida compensação financeira ou laboral.

Jornada mantida
Segundo a CPI, denúncias diziam que a empresa estaria unilateralmente alterando as jornadas de trabalho de 12x36 para 6 horas diárias, o que não estava previsto nem em edital de licitação, nem em contrato. O próprio assessor da Administração, Fábio Gazola Herédia, negou que a iniciativa tenha partido da Prefeitura. Diante da pressão, Altair da Silva, que representa a empresa, cujo contrato é de mais de R$ 7 milhões, disse que recuaria da ideia e que vai manter a atual jornada aos zeladores, que cuidam, entre outros, de cemitérios e escolas.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!