Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Geninho Zuliani revela condições para seguir no partido
Foto por: Divulgação
Geninho Zuliani revela condições para seguir no partido

DEM e PSL negociam casamento com acordo ’acordo pré-nupcial’ que pode impactar Geninho e Bolçone

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
13/09/2021 às 20:35
Bastidores

Uma vez concretizada a fusão, nova legenda, que fala em lançar 3ª via à Presidência, será o maior partido do País; em entrevista ao DLNews, deputado Geninho Zuliani revela condições para permanecer na agremiação


DEM e PSL 
Antes tratado com o máximo de discrição, o provável casamento de interesse do DEM e do PSL, apontado como uma jogada política capaz de redesenhar o xadrez político nacional, já começa a ser tratado publicamente por lideranças do andar de cima dos dois partidos. Os desdobramentos e acordos desta união prometem impactos em todas as esferas de representação das duas siglas, inclusive em Rio Preto, onde os democratas contam com o deputado federal Geninho Zuliani, o vice-prefeito Orlando Bolçone e o vereador Francisco Júnior. 

Rodrigo Garcia 
Recentemente, e talvez a gestação dessa fusão seja a explicação, o vice-governador e pré-candidato ao governo de São Paulo, Rodrigo Garcia, um dos próceres do DEM no Estado, surpreendeu o meio político ao pular para o ninho tucano de João Doria. Ainda assim, acreditava-se que o democrata na cidade seguiria sob sua tutela. Mas, agora, se o casório se consolidar, muita água deverá passar por debaixo dessa ponte. 

Dias decisivos 
Inicialmente, a previsão era de que a união fosse oficializada no próximo dia 21 de setembro. Nesta segunda-feira (13), no entanto, o presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmou em entrevista a veículos de comunicação que não dá para cravar uma data, mas que "os próximos 15 dias serão decisivos”. 

Costuras prontas
Algumas das costuras que já estariam estabelecidas no acordo pré-nupcial, segundo o DLNews apurou com lideranças do PSL de São Paulo, é que Luciano Bivar ficaria como presidente nacional do novo partido. E também com o controle nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. ACM Neto ficaria como vice-presidente. Outra questão seria a desativação do número 17, com a qual o presidente Jair Bolsonaro concorreu em 2018 pelo PSL. Seria mantido, então, o número 25. O nome da nova agremiação também passaria por mudanças. 

Partidão 
E o que o DEM ganharia com este casamento? Em troca da gestão profissional e capilaridade que daria ao PSL, hoje um amontoado de gente que não fala a mesma língua e que se tornou a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, o democratas passaria a integrar o maior partido do País, com tempo de TV e uma dinheirama do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral. Unificados, os dois partidos chegariam a 90 deputados, oito senadores e quatro governadores. 

3ª Via
O discurso, hoje, é de que o novo partido surgiria com a intenção de viabilizar a chamada 3ª via na disputa presidencial, em que o DEM coloca na mesa os nomes do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, como opções. Mas não se descarta, lá na frente, um acordo com o presidente Jair Bolsonaro se esse estiver disposto a pagar o preço por uma apoio de tamanha envergadura. 

Geraldo Alckmin
O novo partido acredita também que será sedutor o suficiente para atrapalhar os planos do PSD de Gilberto Kassab em relação ao ex-tucano Geraldo Alckmin. O ex-governador também estaria na mira de Bivar e ACM Neto. Outro motivo para espantar os atuais integrantes do DEM no Estado de São Paulo. 

Geninho 1
A nova e gigante agremiação, uma vez consolidada, abriria uma janela para transferência partidária de 30 dias para que os atuais integrantes possam seguir um novo destino, se for o caso sem correr o risco de perder a cadeira que ocupa. Aqui entra o deputado federal Geninho Zuliani, hoje vice-presidente estadual do DEM. Acredita-se que, mantidos os acertos já feitos, o deputado federal Júnior Bozzella deverá assumiu o comando do novo partido no Estado.

Geninho 2
Em entrevista ao DLNews, o deputado federal Geninho Zuliani afirmou que deverá seguir na nova agremiação mediante duas condições: apoio a uma terceira via para presidente da República e que, em São Paulo,  o partido caminhe com Rodrigo Garcia na briga pelo Palácio dos Bandeirantes. 

Geninho 3
Ainda segundo Geninho, a fusão é oportuna, porque o DEM encontra-se muito dividido entre bolsonaristas e não-bolsonaristas. "Com a fusão, cada um escolhe seu caminho”. 

Geninho 4
Quanto à possibilidade de não ficar na nova agremiação, ele diz que o PSDB, no qual já está Rodrigo Garcia, seria um caminho. Revela ainda que já recebeu convite dos tucanos. Assim como recebeu, também, segundo o deputado federal, convite do MDB do prefeito Edinho Araújo. 

Leia mais bastidores  sobre : 

HBSaúde convoca acionistas para escolher entre HapVida e SulAmércia no próximo dia 23 de setembro

AQUI







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!