Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Complexo HB
Foto por: Divulgação
Complexo HB

HB é oficializado como integrante de rede que atenderá crianças com cardiopatia

Por: Da Redação
13/09/2021 às 20:16
Bastidores

Processo integra nova estratégia do Ministério da Saúde para ampliar o acesso de crianças que nascem com cardiopatias congênitas ao tratamento especializado


Oficial 
O Hospital de Base de Rio Preto, segundo maior Hospital-Universitário do Brasil em produção SUS, voltou a ganhar destaque com a publicação, em Diário Oficial da União, da Portaria que institui a Câmara Técnica Assessora do "Programa Renasce", nova estratégia do Ministério da Saúde para ampliar o acesso de crianças que nascem com cardiopatias congênitas ao tratamento especializado. Ao todo, serão investidos R$ 14 milhões em ações estruturantes da rede de atendimento especializado. O HB passa a integrar essa rede pela qualidade e pelo volume de cirurgias realizadas.

Referência nacional 
Além do HB de Rio Preto, mais seis centros especializados serão integrados ao Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio de Janeiro, instituição vinculada ao Ministério da Saúde e que é referência no tratamento de alta complexidade em doenças cardíacas. São eles: Hospital do Coração (SP); Instituto do Coração (SP); Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (DF); Instituto Dante Pazzanese (SP); Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (PE); e Hospital do Coração de Messejana (CE).

Atuação intensa 
Os hospitais que passam a integrar a Câmara Técnica do "Programa Renasce" terão uma série de atribuições, dentre elas atuar em colaboração com as áreas técnicas do Ministério da Saúde, no apoio à identificação e distribuição geográfica dos centros de referências em enfermidades cardiovasculares adquiridas e congênitas, em território nacional, sugerindo a construção de propostas para a qualificação do diagnóstico precoce, com ênfase na capacitação das equipes para a avaliação clínica, capacitação para a ultrassonografia no pré-natal, realização do rastreamento e cirurgias cardiovasculares. Todo ano, no Brasil, 10 mil crianças com doenças cardiovasculares congênitas morrem sem acesso a tratamento especializado.

Leia mais bastidores AQUI 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!