Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Transporte individual é forte no Interior
Foto por: Divulgação
Transporte individual é forte no Interior

Na proporção, Rio Preto tem mais motorista habilitado que a Capital, diz Detran

Por: Da Redação
13/09/2021 às 14:23
Cidades

Dados do Detran indicam que município tem população habilitada superior a São Paulo, Capital. Na relação entre o número de habitantes e de habilitados, o índice do município é de 64%, enquanto o de Sampa é de 50%


Levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) aponta que Rio Preto possui proporcionalmente mais cidadãos habilitados do que a capital paulista. Com 469 mil habitantes, Rio Preto tem 302.160 condutores (64%). Já a cidade de São Paulo registra população de 12,4 milhões e 6,2 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) registradas, o que representa 50% da população habilitada.

Dos 46,6 milhões de cidadãos paulistas, 25,9 milhões possuem CNHs registradas no Departamento de Trânsito. O número representa 55% do total de cidadãos habilitados na comparação com a população do Estado de São Paulo. O levantamento foi realizado com base nos dados de julho de 2021.

"Esses números revelam o impacto que um sistema de transporte coletivo integrado, como o que existe na capital, exerce sobre a utilização do veículo particular no cotidiano dos cidadãos", afirma o presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.

Mas por que as cidades do interior paulista possuem um número maior de cidadãos habilitados? Segundo o arquiteto e professor de Planejamento Urbano da PUC-Campinas, Thiago Amim, a dispersão urbana de cidades menos adensadas e mais espalhadas do que a capital acarreta em uma procura maior pelas habilitações e, consequentemente, a utilização de veículos particulares.

"O desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo e de sua densidade populacional viabiliza a utilização de mais transportes públicos como linhas de trem, metrô e ônibus. No interior temos a verticalização dos municípios e a dispersão dos habitantes em áreas maiores e mais distantes, o que dificulta uma caminhada a pé ou a utilização de um transporte público, que leva muito mais tempo do que uma viagem de carro ou moto. Além disso, muitas cidades são circundadas por rodovias o que motiva também a procura pela habilitação", ressalta Amim.

O professor destaca outro ponto que envolve a procura pela CNH: o chamado "movimento pendular", que é realizado normalmente por pessoas que viajam de um município para o outro diariamente e voltam para sua cidade no fim do dia para dormir. "No interior há a necessidade de um deslocamento maior sem tantas opções de transporte público como na capital. Isso também reflete na busca pela habilitação", finaliza. 

tabela com os percentuais em diferentes regiões
Foto por: Reprodução
tabela com os percentuais em diferentes regiões






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!