Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Empreendedorismo: obras, definição, histórico e contexto atual

Por: Redação
12/09/2021 às 15:01
Artigos

O empreendedorismo sempre foi um termo bastante debatido no Brasil e é um termo que possui até certo estigma nos dias de hoje devido à saturação do meio em redes sociais como o Instagram, Facebook e inúmeras outras.


No entanto, estas ferramentas se mostram extremamente úteis para a divulgação de serviços pessoais, empresariais e corporativos, de maneira que uma empresa que não possui uma rede social, ou um empreendedor que não divulga seus trabalhos no Instagram está significativamente atrasado no mercado.

 

Dentro dos cursos de administração de empresas nas universidades ao redor do Brasil, o empreendedorismo é um tema em alta, ainda mais nos dias de hoje com a realidade da pandemia e toda incerteza vivida atualmente.

 

Pensando nisso, no presente artigo, iremos ver uma abordagem mais técnica e acadêmica sobre o empreendedorismo, com alguns alguns projetos de TCC pronto em PDF voltados para o empreendedorismo, a fim de trazer uma  possível inspiração para a realização de projetos com este tema.

Projetos acadêmicos sobre empreendedorismo


Como dito acima, o objetivo do artigo é trazer junto do histórico sobre o empreendedorismo alguns exemplos de projetos acadêmicos sobre empreendedorismo visando trazer um possível norte sobre como escrever sobre empreendedorismo em um projeto acadêmico, livro, blog ou qualquer outro.

Pensando nisso, logo abaixo veremos uma lista com alguns projetos e livros voltados para o tema:



  1. Empreendedorismo de José Dornelas
  2. Empreendedorismo e Inovação de Soumodip Sarkar
  3. Inovação e Empreendedorismo de John Bessant
  4. Empreendedorismo: uma filosofia para o desenvolvimento sustentável e redução da pobreza de Ronald Jean Degen
  5. Empreendedorismo: Conceitos e Definições de Daniel Knebel Baggio

Dentre as obras citadas, temos alguns artigos científicos e alguns livros de autores renomados. Soumodip Sarkar, por exemplo, é professor do departamento de gestão da Universidade de Évora, em Portugal, e também vice-reitor da universidade.

 

Todas estas obras trazem conceitos teóricos e situações que permitem a aplicabilidade destes conceitos, levando em consideração que o empreendedorismo é realizado na prática.

 

Histórico sobre o empreendedorismo e definição



 

De acordo com o economista Joseph Schumpeter, um dos mais importantes nomes do século XX, a essência empreendedora está na percepção de novas oportunidades dentro dos negócios.

 

Levando em consideração então a linha de raciocínio de Schumpeter, o empreendedorismo então nada mais é do que a capacidade de identificar problemas e propor soluções práticas e inovadoras para a resolução destes problemas.

 

O empreendedorismo surge então, como um novo nicho de mercado durante o século XVII devido ao processo de industrialização acompanhado do período da Revolução Industrial.

 

Durante este período de instabilidade econômica, surge uma nova classe de trabalhadores que propunham soluções para diversos problemas, de forma totalmente distinta aos convencionais detentores do capital.

 

Os empreendedores então, passaram a apresentar novos produtos para o mercado sem nenhum vínculo com o capitalismo ou agentes capitalistas. Ao longo dos séculos e até os dias de hoje, a atividade empreendedora se mostra essencial para a manutenção da economia das nações.

Contexto atual do empreendedorismo


Atualmente, o empreendedorismo no Brasil é responsável por grande parte da geração de empregos para a população, sobretudo em um contexto de pandemia, onde a instabilidade toma conta do mercado de trabalho.

 

De acordo com o SEBRAE, o Serviço de Apoio Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas, a cada ano são registrados mais de 1 milhão e 200 mil novos empreendimentos, o que mostra a expressividade do ramo nos dias de hoje.

 

Ainda segundo o SEBRAE, apenas 1% destes 1 milhão e 200 mil empreendimentos são grandes empresas. Ou seja, a maioria esmagadora dos novos negócios no país são geridos por pequenos e microempreendedores individuais.

 

Portanto, é possível notar o quão importante para a manutenção da economia o ramo do empreendedorismo se mostra.

Conclusão

Desde seu surgimento há três séculos, o empreendedorismo representou uma nova alternativa para a população dentre os moldes econômicos já estabelecidos para a época. 

 

No momento atual, sobretudo, o empreendedorismo individual se mostra essencial como fonte de renda para inúmeras famílias e pessoas desempregadas durante o período de pandemia que vivemos. 

 

Logo, o contexto para empreender e tentar começar seu próprio negócio não poderia ser melhor. Confira as obras citadas no artigo, escreva um projeto e tente tirá-lo do papel aos poucos!

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!