Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Cartaz da Prefeitura, em Talhado
Foto por: Divulgação
Cartaz da Prefeitura, em Talhado

Campanhas alertam e orientam no dia de prevenção ao suicídio

Por: Da Redação
09/09/2021 às 17:02
Cidades

No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de um milhão no mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde


Nesta sexta-feira, 10 de setembro, dia mundial de prevenção ao suicídio, será realizada nas redes sociais do Hospital de Base a live ’Saúde Mental nos dias atuais’. A reunião on-line acontece às 12h e contará com a participação do coordenador do serviço de psiquiatria da Funfarme/Famerp, Gerardo Maria de Araújo, e o psicólogo Valdir Carlos Severino Junior.

A programação acontece para reforçar a campanha ‘Setembro Amarelo’, de conscientização, desmistificação e prevenção do suicídio. No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de um milhão no mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em outra ação neste dia 10, Dia Mundial de Combate ao Suicídio, quem passar pelo Plaza Avenida Shopping será recebido com balões amarelos e balas com mensagens positivas. Outdoors espalhados pela cidade trarão mensagens de alerta, para reforçar a importância do cuidado com a saúde mental.

Pelo terceiro ano consecutivo, a campanha da Marsala Marketing coloca em pauta a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental com o projeto Hora Amarela. Neste ano, o tema do Hora Amarela é "A saúde mental dos jovens”.

Com o apoio de psicólogos, serão abordados assuntos como a volta às aulas presenciais, como lidar e aliviar a ansiedade, bullying e como retomar os laços com amigos e professores. Os pais também serão orientados sobre sintomas de ansiedade, irritabilidade e como lidar com essas situações.

Prefeitura

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, promove a Campanha Setembro Amarelo – de Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e as Faculdades Unilago, Unip e Famerp. A campanha é anual e este ano tem como tema "Criando Esperança por meio da ação”. Durante todo o mês, as Instituições envolvidas com a campanha vão fazer atividades presenciais, on-line e divulgar materiais nas redes sociais que abordem o tema e conscientizem sobre a importância de buscar a ajuda de especialistas em situações de sofrimento.

 "A pandemia restringiu as ações mais coletivas, mas a relevância do tema é reforçada por todas as situações de perdas e sofrimentos ocorridas em toda a sociedade. Os esforços são para alcançar públicos diferentes, de todas as idades e em todas as regiões da cidade, aproveitando ao máximo os espaços públicos, educacionais e midiáticos para a campanha", explica a gerente de Saúde Mental Especializada, Daniela Pavan Terada.

As atividades desenvolvidas durante a campanha vão abranger os hábitos e atividades que promovem bem-estar e saúde mental, a importância de buscar ajuda e apoio nas situações de sofrimento, a identificação dos sinais que um suicida emite, a prevenção e a divulgação dos canais de atendimento existentes na Saúde e comunidade. "Daremos atenção especial aos trabalhadores da Saúde e para profissionais em formação, destacando a importância da prevenção ao suicídio e da promoção de saúde mental e qualidade de vida", afirma a gerente.

Serviços de saúde gratuitos

A rede pública de saúde de Rio Preto conta com infraestrutura e profissionais aptos para atender pessoas em situação de sofrimento e vulnerabilidade. Nessa situação, em que há risco contra a própria vida, recomenda-se que a pessoa ou um familiar/amigo busque ajuda e orientações nas Unidades Básicas de Saúde do município e nos Centros de Atenção Psicossociais (Caps). Os casos de maior gravidade são encaminhados ao serviço de Emergência Psiquiátrica.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!