Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Vacinação em Rio Preto: faixa dos 18 anos começou e parou
Foto por: Divulgação
Vacinação em Rio Preto: faixa dos 18 anos começou e parou

Sem imunizante do Estado, Rio Preto tem 15 mil pessoas no limbo dos sem-vacina

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
02/09/2021 às 17:28
Saúde

Entre os adultos que ainda não conseguiram se vacinar estão 8.856 jovens, entre 18 e 29 anos, faixas que tiveram vacinação suspensa por falta do imunizante


A programação anunciada com ênfase pelo Estado, com o governador João Doria (PSDB) afirmando que vacinaria todos os adultos até 20 agosto, não foi cumprida em Rio Preto e cerca de 15 mil pessoas ainda aguardam, sem perspectiva, a chegada do imunizante. Destes, 8.856 pessoas estão na faixa dos 18 aos 29 anos, grupo que começou a ser vacinado, mas a programação foi suspensa porque as doses acabaram.

Receberam a vacina 65.843 adultas, cerca de 88,1% de cobertura vacinal. Foram vacinados com Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Desde o fim das doses, porém, são 15 mil pessoas adultas (veja resposta da Prefeitura a seguir) que não foram vacinadas nem sabem quando poderão receber a primeira dose do imunizante. A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio Preto afirma não tem previsão e que depende do Estado, pois o município solicitou 15 mil doses ainda em julho.




Enquanto isso, menores de 17 anos estão sendo vacinados de forma escalonada. A Prefeitura explica que isso acontece "porque a vacina utilizada em adolescentes é Pfizer, pois foi a única que realizou testes para essa faixa etária. O estado envia a quantidade de doses destinada a determinado grupo ou faixa etária. As doses enviadas para os adultos já foram utilizadas, mas não suficientes." Se usar a Pfizer nos adultos, vai faltar para completar o esquema vacinal dos menores.

Sobre a terceira dose, que segundo o Estado começa a ser aplicada em pessoas acima dos 60 anos em 6/9/2021, o DL News questionou se quem tomou duas doses de Coronavac receberá a terceira dose de Coronavac ou de outras marcas, e de quais marcas. A Prefeitura respondeu que está "aguardando orientações do Estado".

Existe uma embate entre Estado e governo federal a respeito desse tema. O Ministério da Saúde fala em priorizar outras marcas, como a Pfizer, e exclui a Coronavac. O governo paulista insiste que a vacina deve ser a "que tiver disponível no posto de saúde no momento".

Em relação à população adulta, o Estado de São Paulo todo já vacinou 97,53% dos habitantes com 18 anos ou mais com pelo menos uma aplicação. O esquema vacinal completo de duas doses ou aplicação única da Janssen alcançou 34,08% da população paulista. Desde o último dia 18, a imunização em São Paulo também passou a atender jovens a partir de 12 anos de idade.

O que diz o Estado

O governo do Estado negou que esteja faltando vacina. A assessoria do governo afirmou que "o Estado envia doses suficientes em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose nos públicos-alvo e em tempo oportuno para a vacinação, de acordo com o cronograma estabelecido no PEI, e conforme recebe novas remessas do Ministério da Saúde."

A assessoria do governo Doria jogou a responsabilidade no município: "É dever dos municípios organizar a demanda local e programar eventuais calendários próprios considerando este cronograma estadual, que baliza a distribuição e logística das doses para todas as 645 cidades de SP."

Segundo o Estado, o município de Rio Preto recebeu nesta quinta (2) mais de 13,7 mil doses de vacina contra Covid-19, que se somam às outras 29,5 mil doses enviadas na última semana para aplicação nos públicos vigentes. "O levantamento feito pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) junto aos municípios está sendo analisado tecnicamente, considerando-se a distribuição, consumo e registro na plataforma Vacivida."

Dois óbitos

A Secretaria de Saúde divulgou o Boletim com a atualização epidemiológica da Covid-19 em Rio Preto. A cidade contabiliza 66 novos casos informados nas últimas 24 horas, sendo 59 por exame PCR, 6 por teste rápido antígeno e 1 por teste rápido sorológico. Os casos têm ocorrência anterior a 27 de agosto até 1º de setembro. 

No boletim, a secretaria divulgou também 2 óbitos com resultado positivo para Covid-19, com ocorrência nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Com a inclusão dos novos casos, Rio Preto contabiliza 317.672 notificações por estado gripal, sendo que 285.405 (89,8%) foram testados para Covid-19, com 189.224 resultados negativos e 96.181 resultados positivos. Dos confirmados, 91.124 já se recuperaram. O número de óbitos no município chegou a 2.748.

A cidade conta com 326 pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 149 residentes de Rio Preto e 177 da região. Entre os internados, 195 já tiveram a confirmação por Covid-19, sendo que 78 são residentes de Rio Preto e 117 são da região.   

A Secretaria informou também a média móvel de casos leves e graves confirmados de Covid-19 por data de notificação em residentes de Rio Preto. A média móvel de casos leves está em 64, enquanto a de graves está em 4. Já a média móvel de óbitos confirmados de Covid-19 está em 2.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!