Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



‘Viúva Negra’
Foto por: Divulgação
‘Viúva Negra’

CRÍTICA - Pavoroso, ‘Viúva Negra’ consegue ser um dos piores filmes da Marvel

Por: Miguel Flauzino
27/08/2021 às 10:44
Cultura e Diversão

Produção consegue ter clichês mal executados adicionados a um roteiro preguiçoso


Em minha última crítica citei como é perigoso para a Marvel desfrutar de uma única fórmula, já que esta talvez traga a sensação de repetição para o espectador. Em ‘Viúva Negra’ percebe-se o quão desagradável pode se tornar este padrão quando mal planejado e executado. É interessante notar que o filme tem boas idéias, mas que as mesmas são desperdiçadas pelas limitações impostas pelo estúdio. Além de estragar a despedida da talentosíssima Scarlett Johansson.

Dentre os vários defeitos que esta produção possui, vou começar então pelas qualidades, que são minúsculas se comparadas ao seu oposto – e não pense que estou feliz em dizer isso, duas horas de nossas vidas valem muito.

Dirigido por Cate Shortland, o longa dispõe de uma ação até que interessante. Apesar da diretora apelar para cortes rápidos tentando evitar os movimentos, a atitude não confunde e até empolga o espectador. Todavia, a câmera lenta é completamente ridícula, utilizada apenas para focar determinado movimento que não faz diferença alguma para a coreografia ou até mesmo narrativa – alô, Zack Snyder, dá uma ajudinha pra Cate.

Além disso, fico extremamente fascinado de como um ser humano pode suportar tanta pancada, queda e ferimento sem ao menos quebrar um osso. E o argumento de que é um filme de ficção se invalida quando a proposta do mesmo se trata de uma agente humana que não sofreu qualquer tipo de alteração muscular, psicológica ou qualquer outra coisa.

Como de costume a Marvel oferece humor em seus filmes. Obviamente que não há nada de errado nisto, o problema está quando este elemento se torna anticlimático para a cena, tirando todo peso sentimental que a mesma proporciona. Dentre os inúmeros momentos o que mais me irritou foi na cena pós-créditos, que com sua melancólica trilha e peso dramático me fez, por um breve período, emocionar, até que surge a maldita piada que consegue estragar tudo.

Ainda mais, o anticlímax não se estabelece apenas no humor como também na edição e trilha sonora. Em pelo menos uns três momentos Shortland traz tensão, mas corta imediatamente para uma música descontraída e animada, e minutos depois retorna para a tensão que antes tinha sido proposta – refiro-me necessariamente a uma das primeiras cenas. Esta fajuta confusão rítmica desconecta o espectador da imersão artística do filme.

Mas calma que ainda tem mais. A estrutura narrativa de ‘Viúva Negra’ se baseia em um clássico ‘sessão da tarde’ que costumava ver aos 12 anos. O que significa que é brega e clichê. Ao tentar funcionar de forma independente e paralelamente parte de um mesmo universo, a produção se confunde e acaba cometendo gafes – sério mesmo que os Vingadores ou até mesmo a SHIELD nunca perceberam uma nave gigantesca no céu? Além do mais, os picos do roteiro se apegam a clichês toscos que passam longe de qualquer tipo de desenvolvimento convincente – famosa preguiça.

Porém, todavia, entretanto. Devo destacar dois personagens que funcionam necessariamente pelos seus carismas: Viúva Negra de Florence Pugh e o Guardião Vermelho (David Harbour). Pugh é debochada e irônica na dose certa, havendo momentos únicos que favorecem seu desenvolvimento e empatia com o espectador. Enquanto Guardião Vermelho é o clássico alívio cômico que funciona, já que seu personagem é de fato uma piada para todos, tanto no filme quanto fora.

Em resumo, confesso estar aliviado e mais calmo depois da crítica. Afinal, foram duas dolorosas horas assistindo ao filme. Nada melhor do que escrever para desestressar.

O longa já está disponível na Disney Plus – lançou justamente no dia do meu aniversário (25/08), devo agradecer a Disney pelo presente ou processá-la?

Nota: 2/5 (REGULAR)









Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!