Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Pedro Roberto comanda audiência pública na Câmara
Foto por: Divulgação
Pedro Roberto comanda audiência pública na Câmara

Vereadores cobram mais detalhes em proposta da Prefeitura para empréstimo milionário

Por: Da Redação
25/08/2021 às 17:38
Política

"É preciso estudar o assunto mais a fundo. A destinação dos recursos está colocada de forma muito genérica. Não foram contemplados recursos humanos para escolas e para a saúde, por exemplo”, diz Renato Pupo


Vereadores criticaram a falta de detalhamento, durante audiência pública nesta quarta-feira (25/08), no projeto de Lei do Poder Executivo que autoriza o município a contratar operação de crédito de financiamento com instituições financeiras nacionais, no valor de R$ 300 milhões. O projeto está em tramitação na Câmara.

O vereador João Paulo Rillo (PSol) afirmou que a proposta não especifica os investimentos, apesar de abordar obras e reparos. "Não se fala em criar auxílio emergencial e outros programas de assistência à população mais necessitada. Não tem dinheiro previsto para qualidade de vida. Não há sentido para aprovação desse projeto, sem amplo debate e sem resistência. Precisamos cuidar das pessoas desta cidade e não fazer obras desnecessárias”.

"É preciso estudar o assunto mais a fundo. A destinação dos recursos está colocada de forma muito genérica. Não foram contemplados recursos humanos para escolas e para a saúde, por exemplo”, disse o vereador Renato Pupo, que se colocou contra a votação em urgência da proposta. 

O vereador falou sobre a necessidade do desassoreamento da Represa Municipal, alterações para melhorias no trânsito e construção de passarelas como questões que deveriam ser levadas em consideração. Temos que contribuir com o crescimento do município, mas com responsabilidade. Representantes de bairros e entidades também apresentaram suas demandas para investimentos que poderiam ser viabilizados com o financiamento.

O objetivo, segundo a proposta, é a realização de obras de pavimentação urbana e recapeamento asfáltico, drenagens e canalizações de córregos e rios, aquisição de veículos, aquisição de equipamentos e material permanente, reflorestamento, obras de iluminação pública e geração de energia solar, compra de imóveis e áreas, construção, ampliação e reformas de prédios e áreas públicas, construção e reforma de viadutos e pontes, sinalização horizontal das vias públicas, fresagem e reparos profundos pontuais, obras de galerias pluviais, urbanização de fundo de vales, desapropriações e demais obras de infraestrutura gerais.

"O prazo de carência da proposta é de dois anos, e o prazo de pagamento é de oito anos. Dentro desses dez anos já teremos concluído outros contratos e teremos capacidade de pagamento. A projeção para os próximos anos também deve levar em consideração a nossa capacidade de arrecadação”, declarou Martinho Ravazzi, secretário de Finanças, ao ser questionado pelo presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota).

"Nós precisamos de um prazo e planejamento para trabalhar nesses projetos, por isso pensamos em um prazo de três anos para execução dessas obras”, disse o secretário municipal de Obras, Israel Cestari, também participou de forma virtual e falou sobre a necessidade de reformas em diversos pontos da cidade, como o Bosque Municipal, jardim São Marcos e ginásio Natalone. De acordo com a justificativa da proposta, existe também a necessidade de aquisição de veículos e equipamentos para os órgãos municipais.

Orlando Bolçone, secretário municipal de Planejamento, ressaltou a importância do debate e afirmou que essa modalidade de financiamento permite uma ampla possibilidade de investimentos. Pedro Roberto finalizou a audiência demonstrando que há empréstimos em andamento no município com pagamentos até 2036, incluindo, em um deles, pagamento de R$ 215 milhões somente em juros.

(Com assessoria da Câmara)







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!