Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Dom Tomé, ex-bispo de Rio Preto
Foto por: Divulgação
Dom Tomé, ex-bispo de Rio Preto

Dom Tomé renuncia após escândalo de vídeo

Por: Da Redação
18/08/2021 às 00:45
Bastidores

Carta-renúncia foi aceita pelo Papa Francisco


Renuncia 1

Dom Tomé Ferreira renunciou ao posto de bispo de Rio Preto após escândalo provocado por vídeo em que ele aparece acariciando seus órgãos sexuais enquanto uma pessoa acompanha do outro lado da tela. As imagens viralizaram em redes sociais na última sexta-feira (13). 

Renunciou 2

A carta-renúncia foi aceita pelo Papa Francisco. A informação é oficial e consta no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Assume 

Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto vai assumir interinamente como administrador da Diocese de Rio Preto. 

Relação tensa

A relação de Dom Tomé com parte da Igreja Católica de Rio Preto é antiga e se estabeleceu logo que ele chegou, em 2012. Deste então, ele já viveu várias polêmicas. Desta vez, no entanto, o escândalo provocado pelo vídeo tornou sua presença insustentável. A carta de renúncia teria sido escrita no sábado (14). 

Prerrogativas

Ao renunciar, dom Tomé, com 60 anos de idade completados neste ano, mantém título e salário. Funciona como uma aposentadoria. Caso não renunciasse, ele ficaria sujeito a uma investigação no Vaticano, o que poderia levar à sua demissão e, aí, ele perderia as prerrogativas que mantém com a renúncia. 

Ficou na berlinda 1

Leigos da Igreja Católica de Rio Preto começam a quebrar o silêncio sobre o escândalo provocado pela viralização do vídeo em que o bispo Dom Tomé Ferreira aparece acariciando seus órgãos sexuais enquanto era acompanhado por alguém do outro lado da tela. A terça foi marcada pela expectativa de renúncia do religioso. 

Ficou na berlinda 2
O dentista Fabrício Dourado, membro com forte atuação no Movimento Carismático, decidiu tornar pública sua posição num momento em que as vozes críticas a dom Tomé temem se expor publicamente . "Desejo a salvação de Dom Tomé e um novo pastor para a nossa Igreja em Rio Preto", diz ele em entrevista exclusiva ao DLNews. Veja entrevista completa AQUI

Última renúncia 1
A última renúncia de bispo registrada na região foi a de dom Otacílio Luziano, da Diocese de Catanduva, em outubro de 2018. Os motivos oficiais que levaram o religioso, de 64 anos, a deixar o posto não foram divulgados à época. 

Última renúncia 2
No entanto, além de problemas de saúde, que o bispo negou terem sido a causa de sua decisão, eram conhecidos seus embates com alguns padres sob sua tutela. O confronto mais barulhento foi com o hoje prefeito de Catanduva, padre Osvaldo (PSDB). 

Última renúncia 3 

Dom Otacílio, que assumiu a Diocese da cidade em 2010, estranhou o modo como padre Osvaldo geria as finanças da igreja e as finanças de uma associação que ele tocava, sem separação dos recursos de uma e de outra. Entre os projetos da associação constavam um polêmico loteamento e um time de futebol. Na queda de braço, dom Otacílio perdeu força junto à comunidade devido ao apelo popular das ações de caridade que o padre mantinha na região mais carente da cidade. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!