Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



11 de agosto dia do Advogado
Foto por: Blog do Lilodelarco
11 de agosto dia do Advogado

11 de Agosto

Por: Dr Marcelo Henrique - Presidente da OAB - 22ª Subseção - São José do Rio Preto
11/08/2021 às 10:59
Artigos

O Dia do Advogado é comemorado no Brasil no dia 11 de Agosto para relembrar a data de criação das duas primeiras faculdades de Direito no país, acontecido no ano de 1827


O advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Esse é o exato comando do artigo 133 da Constituição de 1988.

A importância do exercício da advocacia só aumenta com a reflexão sobre cada palavra do texto constitucional. Não há Justiça sem advogado. E o sentido de justiça extrapola a atividade judiciária do Estado.

O advogado está na vida do cidadão em tudo. Ele assessora, presta consultoria e promove direção jurídica. Os contratos, os negócios, as organizações sociais, os aconselhamentos têm em si, indispensavelmente, o trabalho do advogado. Se houver discórdia entre duas pessoas, cada um contará com o trabalho de seu advogado para buscar a composição. Violado um direito, o cidadão postulará em juízo a reparação do seu direito por meio do advogado.

Isso não é reserva de mercado profissional, mas cláusula pétrea de garantia fundamental do indivíduo, prevista na Carta Magna, ao dispor que ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal (art. 5º, LIV). Daí a indispensabilidade do advogado na administração da justiça em defesa das pessoas..

Neste 11 de agosto, em que se comemora o Dia do Advogado e da Advogada, lembramos que este profissional sofre também as transformações diárias do exercício de sua atividade, exigindo dele serenidade, muitos estudos e saúde. Não é fácil. Porém, o combate individual só é possível graças à ordem profissional, organizada pelos antepassados, para manter o sistema jurídico em defesa dos princípios elementares sociais, bem como o respeito à vida, à liberdade e ao próximo.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é vital para representar a classe, mas sobretudo para defender o Estado Democrático de Direito. O advogado está em todas as instituições pronto para parlar, orientar e agir em prol do cidadão, nos limites da lei.

O sucesso material na advocacia dependerá sempre das escolhas de cada profissional, de suas prioridades, planejamento, disciplina e determinação.

A OAB se atualiza conforme cada advogado clama, pois a OAB é cada um dos advogados e advogadas deste país. A OAB é a imagem de cada advogado e vice-versa.

O advogado consciente do compromisso prestado no momento de sua admissão na OAB se orgulha da missão recebida do povo. A sua responsabilidade é de lutar, fazendo de cada ato seu uma ação de cidadania, e sua contraprestação é a honra de garantir o direito de seu constituinte.

Parabéns ao Advogado e à Advogada por seu dia, dia de festa e muito orgulho.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!