Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Geraldo Alckmin
Foto por: Divulgação
Geraldo Alckmin

Pesquisa contratada por grupo político de Rio Preto mostra que Alckmin não morreu

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
04/08/2021 às 20:00
Bastidores

Ex-governador lidera com folga preferência dos rio-pretenses para o governo de São Paulo na terra de Rodrigo Garcia. Sondagem não oficial foi feita para consumo interno, ou seja, nortear estratégias tendo em vista 2022


Alckmin não morreu
Boa parte do eleitorado rio-pretense, pelo jeito, ainda não enjoou de Geraldo Alckmin (PSDB) na pele de governador. O DLNews teve acesso à íntegra de pesquisa realizada por um grupo político da cidade que dá ao tucano liderança isolada, com 22,4% das intenções de voto. Rodrigo Garcia, vice-governador recém-filiado ao PSDB, aparece em segundo lugar, mas com apenas 12,3%, em seu domicílio eleitoral. Mesmo longe dos holofotes e um dos protagonistas das eternas guerras internas por poder no tucanato paulista, o ex-governador ainda demonstra gordura para queimar. Importante reforçar que a sondagem em questão, feita nos dois últimos dias de maio, não é oficial e não foi feita para publicação. O objetivo foi para consumo interno, ou seja, nortear decisões do grupo que a contratou.

Rescaldo
Além de Alckmin e Rodrigo, a pesquisa inclui ainda como possíveis nomes para o governo do Estado em 2022 Fernando Haddad (9,6%), Paulo Skaf (8,6%), Márcio França (6,1%), Guilherme Boulos (2,2%), Arthur do Val (1,2%) e Vinícius Poit (0,2%). O percentual de quem nem parou para pensar no assunto, no entanto, mostra o quanto de água ainda tem para rolar debaixo dessa ponte; 23% dos entrevistados disseram que votariam, diante desta lista, em branco ou nulo. Outros 14% não responderam ou disseram não saber.

Mau humor
Um dado que chamou a atenção dos contratantes do levantamento é que o eleitorado rio-pretense se mostrou um tanto mal humorado na hora de avaliar o desempenho dos governantes municipal, estadual e federal. Diante da pergunta "gostaria que você desse uma nota de zero a dez para dizer o quanto está satisfeito com nossos governantes”, Edinho Araújo está um pouco melhor do que seus colegas dos andares de cima, mas ainda assim, bem longe de uma notaça de encher os olhos. Na média, o prefeito de Rio Preto ficou com nota 5,5. O governador João Dória tirou 3,1. E o presidente Jair Bolsonaro emplacou um 4,4.

Antes da CPI
Neste caso, um adendo importante. O levantamento ainda não assimila o desgaste provocado pela CPI da Covid no Senado. O levantamento, bastante completo, sondou ainda o humor do eleitorado para presidente e para deputados federal e estadual. A coluna mostra estes dados na próxima publicação.

Casa comigo 1
No melhor estilo "garanto casa, comida e roupa lavada, o Republicanos formalizou na última segunda-feira (2), em reunião na sede da legenda, pedido de "casamento” - ou seja, filiação -  ao presidente da Câmara de Rio Preto, o vereador Pedro Roberto, cuja relação com o Patriota caminha inevitavelmente para o divórcio desde que ele foi deixado sozinho na briga pelo comando do Legislativo municipal.

Casa comigo 2
A proposta definitiva para que Pedro migre para o Republicanos foi feita pelo presidente municipal da sigla, Diego Polachini, e contou até com áudio do deputado federal Marcos Pereira, o cacique da legenda em âmbito nacional, abençoando a união. Entre as testemunhas presentes estavam coronel Helena, toda direção local do partido e cinco assessores de Pedro Roberto.

Casa comigo 3
O Republicanos garantiu a Pedro que se ele topar embarcar nos planos do partido terá garantia de legenda para disputar as eleições do ano que vem como deputado federal, especialmente se o Distritão passar pelo Congresso, o que tudo indica que vai acontecer. "Mas, mesmo que não passe, ele pode se candidatar do mesmo jeito se assim desejar”, diz Diego Polachini, que iniciou esse flerte com o presidente da Câmara em novembro do ano passado. Marcos Pereira chegou a conversar pessoalmente com o vereador em  abril deste ano. E Helena deu o testemunho pessoal a Pedro de que o partido cumpriu com tudo que prometeu quando a "laçou” em 2020.

Homem difícil
E Pedro Roberto diante de tantas juras de amor? Disse que vai pensar. "Estou conversando há algum tempo e avaliando o convite”, disse ele ao ser questionado pelo DLNews. A coluna apurou, no entanto, que o maior temor dele em aceitar a proposta aparentemente irrecusável é em relação à sua base eleitoral. Pedro é católico fervoroso e militante, com forte apoio do bispado local e de diversos  padres. A leitura de muitos de seus aliados é que esse pessoal não gostaria de votar ou pedir votos para um nome ungido pelo partido da Igreja Universal.

Política? Tô fora 1
Se o vôlei feminino e masculino do Brasil virou criadouro de atletas-celebridades fechados com o bolsonarismo, incluindo a visão negacionista em relação à Covid-19, como Ana Paula, Fernanda Venturini, Marício Souza e Wallace, entre outros, a rio-pretense Carol Gattaz, no auge dos seus 40 aninhos, parece só entrar em em bola dividida mesmo dentro de quadra.

Política? Tô fora 2
Aliás, Carol, jogou tanta bola contra a Rússia nesta quarta-feira (4), ajudando a levar a seleção brasileira para a final Olímpica, que já começa a ser cotada para o prêmio de jogadora mais eficiente da maior competição esportiva do mundo. No Twitter, por exemplo, onde as tretas políticas figuram entre os principais atrativos, ela conta com mais de 90 mil seguidores, diferente de seus pares, prefere distância de qualquer tipo de polarização ou tema indigesto. Só amenidades.

Política? Tô fora 3
Em entrevista ao DLNews quando Venturini falou que só tomaria a vacina para poder viajar, Carol já tinha deixado clara sua postura. "Prefiro ficar fora desses assuntos”. Mulher ajuizada como é, consta que a rio-pretense está devidamente vacinada contra o coronavírus. Sem a experiência de Carol, mas, tudo indica, bem assessorada, Rayssa Leal, a fadinha do skate medalha de prata nas Olimpíadas, também se recusou a posar em fotos com políticos assim que chegou ao Brasil.

Pode isso? 1
Provocou alvoroço a publicação no Diário Oficial do Município de abertura de licitação para reforma da Catedral de São José, fincada no Calçadão de Rio Preto. Segundo o edital, o valor estimado da obra é de R$ 1.047.642 para reparação estrutural e revitalização. O investimento, anunciado pelo vice-governador do Estado,  Rodrigo Garcia (PSDB), em sua última vinda à cidade, é creditado como "conquista do vice-prefeito Orlando Bolçone. Daí que o Whatsapp da reportagem do DLNews começou a ferver. "Dinheiro público para templo católico pode. E o tal do Estado laico que não sai da boca de vocês, jornalistas?”, questionou um pastor que não quis ter o nome divulgado, mas fez questão de se dizer "indignado”.

Pode isso? 2
A assessoria de Bolçone explicou que o repasse destinado à reforma da Catedral de Rio Preto "é fruto de um projeto apresentado ao governo estadual pelo vice-prefeito que leva em consideração o valor histórico e cultural da Catedral para o município”. O recurso é oriundo, ainda segundo a assessoria, do Fundo de Interesses Difusos (FID), administrado pela secretaria da Justiça, que soltou um edital no qual um dos tópicos contempla patrimônios históricos. Talkei?

Vai que cola...
Um grupo ainda pequeno de empresários relativamente conhecidos e de diferentes áreas (que começou com cinco, chegou a dez e agora conta com oito nomes depois que dois desistiram) tem se reunido com certa frequência para discutir "os rumos de Rio Preto”. Ninguém quer aparecer ainda, mas a pauta, regada a vinho ou cerveja importada, dependendo do clima, já incluiu temas como "a relação do poder local com a imprensa”, "atração de empresas que possam oferecer empregos qualificados”, "como descobrir novas lideranças” e por aí vai. Qualquer semelhança com um programa de governo em tempos de campanha é mera coincidência, segundo representante da confraria. Ele também jura que o interesse é apartidário e sem fins eleitorais. Mas, "se ganhar força e caminhar para isso, é outra história”, completa. Como diriam os "xovens” nas redes sociais: "cei”...







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!