Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Réu Daniel Barbosa
Foto por: Reprodução
Réu Daniel Barbosa

Júri condena homem a 30 anos de cadeia por matar adolescente

Por: Da Redação
22/07/2021 às 14:21
Polícia

O crime teria ocorrido por vingança, uma vez que o homem acreditava que a vítima e sua família estariam informando às autoridades sua condição de foragido da Justiça


Tribunal do Júri em Araçatuba condenou, na quarta (21), por homicídio qualificado, o réu  Daniel Gaspar Barbosa, 36 anos, acusado de agredir e esfaquear até a morte a adolescente Júlia Mendes, de 14 anos enquanto ela estava dormindo. O crime teria ocorrido por vingança, uma vez que o homem acreditava que a vítima e sua família - vizinhos dele - estariam informando às autoridades sua condição de foragido da Justiça. A pena foi fixada em 30 anos de reclusão, em regime inicial fechado.

Os jurados reconheceram que o assassinato foi praticado por motivo torpe, meio cruel e com recurso que dificultou a defesa da vítima. Para o cálculo da pena, o juiz que presidiu o júri, Danilo Brait, também levou em conta os maus antecedentes do réu, ter o crime sido praticado contra adolescente e enquanto o criminoso estava foragido do sistema prisional, bem como as consequências do delito para a família, "a qual sofrerá por um crime que subverte a ordem natural da vida, restando demonstrado através dos depoimentos das testemunhas que o crime deixou os familiares amplamente abalados e devastados”.

Para o magistrado, "o réu deixou de cumprir os deveres da progressão da pena, demonstrando desrespeito ao benefício outrora concedido e não assimilação à terapêutica penal, a merecer, agora, pena mais rigorosa”. Não foi concedido ao réu o direito de recorrer em liberdade, "sendo necessária a prisão para assegurar a aplicação da lei penal, ou seja, para garantir que o réu não fuja – considerando o seu histórico de evasão do sistema prisional”. "Por fim, há de se assegurar a garantia da ordem pública, ante o risco de nova reincidência, aliado à gravidade do crime praticado”, concluiu o juiz.

O réu acompanhou o julgamento por videoconferência, direto de Andradina, onde está preso desde janeiro de 2019, data do crime ocorrido no bairro Água Branca, em Araçatuba. Na época, ele estava foragido há seis meses e usava documentos falsos após saidinha temporária do dia das mães, na penitenciária de Bauru, onde cumpria pena por matar a ex-mulher dele em Ribeirão Preto.

(Com informações da assessoria de imprensa do TJ)







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!