Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde
Foto por: Divulgação
Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde

SP começará novo ciclo de vacina anticovid em janeiro, diz secretário

Por: Folhapress
19/07/2021 às 15:14
Saúde

Fala do secretário Jean Gorinchteyn ocorreu nesta segunda-feira (19), durante a entrega de 1 milhão de doses de Coronavac ao Ministério da Saúde


O secretário da Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que um novo ciclo de vacinação contra o coronavírus irá se iniciar em 17 de janeiro de 2022 no estado.

"Assim como nós fazemos em relação à gripe, essa nova fase de imunização contra a Covid irá se iniciar no dia 17 de janeiro do ano que vem. Foi exatamente o dia que nós vacinamos a primeira brasileira aqui de São Paulo, Mônica Calazans”, disse o secretário.

Foi nesta data em que a primeira brasileira a ser vacinada no Brasil, a enfermeira Mônica Calazans, recebeu a primeira dose da vacina Coronavac no estado de São Paulo.

Gorinchteyn disse que não se trata de uma dose de reforço. Ou seja, a partir de janeiro do próximo ano, toda a população paulista começará a ser vacinada novamente.

"Isto não é um reforço. Isto é uma necessidade que nós temos de estar sempre, anualmente, fazendo uma proteção. Nós chamamos de reforço vacinal quando eu uso uma terceira ou quarta dose. Nós estamos seguindo a prerrogativa das vacinas pra vírus respiratórios como da gripe, que anualmente recebem uma imunização", disse.

Segundo o secretário, a expectativa é que o Ministério da Saúde e o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) também tenham o entendimento de que é necessário o início do novo ciclo em janeiro. O governo de São Paulo, porém, iniciará a vacinação independentemente de um consenso, disse.

"O estado de São Paulo vai iniciar seguramente uma nova campanha a partir do dia 17 de janeiro do próximo ano. Nós entendemos que nessa articulação junto com o próprio Ministério da Saúde e o Conass, [que eles] também terão esse entendimento, para que possamos expandir essa nova fase da vacinação não apenas para São Paulo, mas para todo o país.”







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!