Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Modelo semelhante ao que será usado
Foto por: Folhapress
Modelo semelhante ao que será usado

HB utiliza terapia de oxigenação extracorpórea em paciente com Covid-19

Por: Da Redação
15/07/2021 às 17:37
Saúde

Paciente é um homem de 49 anos e está internado na UTI. O aparelho possibilita uma forma de respiração extracorpórea (fora do corpo), utilizada como recurso final quando aparelhos de ventilação mecânica, que atuam como respiradores artificiais, já não surtem mais efeito


O Complexo Funfarme iniciou o tratamento com terapia baseada na oxigenação por membrana extracorpórea, conhecida por Ecmo (na sigla em inglês), nos pacientes em tratamento de Covid-19. O paciente é um homem de 49 anos e está internado na UTI. Recentemente este procedimento tornou-se conhecido na sociedade e mídia por ter sido utilizado no suporte ao ator Paulo Gustavo em decorrência de complicações da Covid-19.

O aparelho possibilita uma forma de respiração extracorpórea (fora do corpo), utilizada como recurso final quando aparelhos de ventilação mecânica, que atuam como respiradores artificiais, já não surtem mais efeito. "É uma espécie de pulmão artificial, que drena o sangue para fora do paciente através de cateteres, faz sua oxigenação com auxílio de uma membrana polimérica e o devolve para o doente. É um tratamento invasivo de suporte à vida que pode ajudar a manter o paciente até que seu pulmão se recupere” explica o cirurgião torácico Henrique Nietmann.

O tratamento permite manter o paciente oxigenado nos casos em que o pulmão já não é capaz de realizar a tarefa de oxigenação de maneira adequada, mesmo com o paciente intubado e recebendo oxigênio a 100%.

"Nossa equipe multidisciplinar já estava apta e o programa elaborado. Porém, não são todos os pacientes graves que possuem indicação para a utilização desta terapia. É necessário avaliar uma série de aspectos clínicos do paciente, além de seu quadro de saúde. Nesta semana, um dos nossos pacientes se enquadrou neste perfil e iniciamos o tratamento máquina de respiração extracorpórea”, diz o médico.

Como funciona o Ecmo
Foto por: Folhapress
Como funciona o Ecmo






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!