Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Edinho e Aldenis Borin
Foto por: Divulgação
Edinho e Aldenis Borin

Edinho vai pôr o comando do Hospital da Região Norte nas mãos de organização social

Por: Da Redação
06/07/2021 às 16:11
Bastidores

Decreto que institui o Programa Municipal de Incentivo às Organizações Sociais é o primeiro passo para definir o sistema de administração do Hospital Municipal da Região Norte de Rio Preto


Hospital da ZN
O prefeito Edinho Araújo assinou nesta terça-feira (6) o decreto que estabelece regras para a qualificação e seleção de organizações sociais que poderão atuar na área da saúde. O decreto institui o Programa Municipal de Incentivo às Organizações Sociais, sendo o primeiro passo para definir o sistema de administração do Hospital "Domingo Marcolino Braile”, na região Norte.

Hospital da ZN 2
O prefeito disse que a administração do futuro hospital será entregue a uma organização social, a ser definida através de chamamento público. "O decreto é o primeiro passo para concretizar o sistema de administração que pretendemos para o hospital”, afirmou. "O edital para o chamamento público está sendo elaborado e será lançado em breve”, disse o secretário de Saúde, Aldenis Borin.

Improcedente
A Justiça de Rio Preto julgou improcedente pedido de um cidadão paulistano que encafifou com gasto de R$ 5 milhões na reforma do teatro Humberto Sinibaldi e pedia ressarcimento aos cofres públicos alegando que o dinheiro deveria ser investido no combate à pandemia. O autor também questionava a legalidade da contratação "casada" da empreiteira que executou as obras do teatro e do miniterminal em frente ao local.

Deferido em parte
A juíza da 2ª Vara Cível de Mirassol, Carolina Castro Andrade, acatou em parte ação civil pública proposta pelo Ministério Público e deferiu liminar para que a Prefeitura providencie, em cinco dias, adequação das regras anticovid nos "parâmetros mínimos definidos pelo Plano São Paulo", sobretudo para "disciplinar medidas excepcionais para hipótese de que o índice de ocupação de UTIs" ultrapasse os 90%.

Lockdown não
Na ação, o MP exigia que a Justiça determinasse em Mirassol as mesmas regras de Rio Preto, como lockdown total e lei seca após as 18 horas. Medida não acatada pela juíza, que alegou que "não cabe ao Poder Judiciário substituir o Poder Executivo e definir os termos do decreto que irá regulamentar a atuação do município no combate à pandemia."

Câmara quente
Donos de bares e restaurantes lotam a sessão da Câmara de Rio Preto nesta terça para cobrar menos restrição. O setor está proibido de funcionar normalmente há quase um ano e meio. "No que depender da Câmara, vocês já estariam funcionando", disse Renato Pupo (PSDB). Jorge Menezes (PSD) afirmou: "Prefeito nunca chamou a gente para nenhuma decisão. Não sei o que posso fazer, mas estou à disposição de vocês."

Câmara quente 2
Um dos comerciantes disse que se o secretário está cansado, "pede pra sair", afirmando que a estratégia adotada por Rio Preto, de lockdown noturno, se mostrou ineficiente. "Temos mais mortes que Belo Horizonte, Rio de Janeiro, que são muito maiores." O comerciante diz que bares nem fechar mais as portas podem, pois não têm dinheiro para pagar taxas, impostos e acerto de funcionários. "Vamos ser presos, mas nem fechar as portas podemos."

Câmara morna
Vereadores foram camaradas com o governo. Rejeitaram projeto que obrigava presença de secretários duas vezes por ano para dar satisfação à Câmara. Convite para que o prefeito Edinho Araújo fosse falar sobre pandemia também foi rejeitado. O prefeito chegou até a "agradecer" na semana passada ao saber que poderia ser convidado, mas já havia descartado a presença no Legislativo.

Geninho vem aí
Concretizada a previsível transferência de domicílio eleitoral de Olímpia para Rio Preto, o deputado federal Geninho Zuliani (DEM) é mais um na fila do sonho de suceder Edinho Araújo (MDB) na Prefeitura. Itamar Borges (MDB), deputado e atualmente no cargo de secretário de Estado da Agricultura, já havia feito o mesmo, vindo de Santa Fé do Sul.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!