Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Prefeitura de SP planeja escalonar vacinação de pessoas na faixa dos 50 anos

Por: FOLHAPRESS - FÁBIO PESCARINI
14/06/2021 às 21:30
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Prefeitura de São Paulo pretende escalonar a vacinação contra o novo coronavírus de pessoas a partir de 50 anos, conforme apurou ...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Prefeitura de São Paulo pretende escalonar a vacinação contra o novo coronavírus de pessoas a partir de 50 anos, conforme apurou a reportagem junto à Secretaria Municipal da Saúde. Segundo o novo calendário divulgado pelo governo João Doria (PSDB) no último domingo (13), pessoas com idade entre 50 e 59 anos começam a ser vacinadas no estado a partir desta quarta-feira (16).

A ideia é que, a cada data, algumas idades a partir dos 50 anos seja vacinadas. Por exemplo, 53 e 54 anos em dois dias específicos. O objetivo é evitar a superlotação nos postos de imunização.

Na quinta-feira passada (10), quando o calendário estadual marcava para esta quarta a vacinação de pessoas entre 55 e 59 anos, a prefeitura já havia escalonado esse público e começou a vacinar nesta segunda (14) pessoas com idade entre 58 e 59 anos.

O boletim Vacina Sampa, publicado no site da secretaria às 16h25 desta segunda, manteve para quarta-feira a vacinação de pessoas entre 55 e 57 anos, como estava previsto antes de o governo estadual adiantar, no último domingo, a imunização de todos os cinquentões para início em um único dia.

O anúncio com o restante do calendário de vacinação, com um novo escalonamento, deve ser feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, na manhã desta terça-feira (15), em entrevista coletiva. Detalhes com todas as datas ainda eram discutidas pela pasta na noite desta segunda, conforme apurou a reportagem.

A prefeitura ressalta, porém, que todas as pessoas a partir de 50 anos poderão ser vacinadas até 22 de junho, como prevê o calendário oficial do estado, mesmo com a divisão por datas.

O objetivo do escalonamento é para evitar superlotação nos postos de saúde nesta quarta-feira. Segundo a assessoria de imprensa da pasta da Saúde, o público entre 50 e 59 anos sem comorbidades perfaz cerca de 1 milhão de pessoas na cidade de São Paulo.

De acordo com a secretaria, a cidade tem capacidade para vacinar 600 mil pessoas por dia, com toda sua estrutura de imunização contra a Covid-19 montada, que inclui cerca de 600 locais, como 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e megapostos para drive-trhu, em que não é preciso descer do carro para vacinar, e para pedestres.

Porém, no primeiro dia de vacinação de pessoas com idade entre 60 e 62 anos, em 5 de maio, paulistanos chegaram a enfrentar cinco horas de fila nos postos de saúde, mesmo com toda a estrutura montada.

Além de pessoas entre 58 e 59 anos, atualmente a cidade de São Paulo vacina com primeira dose quem tem a partir de 18 anos com comorbidades e profissionais da educação básica, também a partir de 18 anos.



Publicado em Mon, 14 Jun 2021 21:20:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!