Para contribuir na sensibilização dos doadores voluntários, uma empresa de consórcio com abrangência nacional lançou a campanha "É Seguro Doar Sangue” em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.
Lá o voluntário é convidado a procurar o hemocentro de sua cidade para fazer a doação. Em São José do Rio Preto, são dois serviços: o Hemocentro Rio Preto, ligado ao Hospital de Base, que atende a 32 instituições de saúde de Rio Preto e região, e o Banco de Sangue do Hospital Beneficência Portuguesa.
"Aproveitamos a capilaridade do Consórcio Canopus, que tem mais de 4.000 parceiros em todo o Brasil para chamar a atenção para essa grande necessidade. No Brasil, apenas 1,6% da população doa sangue a cada 1.000 pessoas, 16 fazem a doação, e muitas vezes os hemocentros ficam desabastecidos”, afirma Daniel Lopes, coordenador de Marketing do Consórcio Canopus.
A reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
Segundo Lopes, o Grupo Canopus, por meio de suas empresas, como o consórcio, sempre se dedica a conscientizar a população sobre assuntos importantes por meio de campanhas educativas junto aos seus parceiros e clientes, como a doação de sangue, a prevenção do câncer de mama e próstata e o combate à fome.
"Estamos envolvidos e conscientes dos problemas sociais da população, como é o caso da necessidade de doação de sangue. Por isso, o mote da nossa campanha traduz o que realmente acreditamos: a maior conquista é a vida”, diz Lopes.
Segurança antes de tudo
Todas as medidas de segurança em relação à Covid19 estão sendo adotadas pelos hemocentros do país desde o início da pandemia, como condições de higiene e assepsia adequadas na recepção dos candidatos, coleta do sangue sem exposição a aglomerações por meio de agendamentos e distanciamento entre as cadeiras de coleta.
A doação não dói e cada bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas, só com isso já temos motivos de sobra para aderir a campanha.