Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Campanha "É seguro doar sangue"
Foto por: Divulgação
Campanha "É seguro doar sangue"

Doar sangue é seguro? Doar sangue na pandemia da Covid-19 é seguro?

Por: Redação
14/06/2021 às 16:13
Saúde

Os hemocentros de todo Brasil viram seus estoques caírem em média até 30%, segundo Ministério da Saúde, nesta época do ano a situação dos estoques pioram muito. Então como continuar salvando vidas?


        
        Para contribuir na sensibilização dos doadores voluntários, uma empresa de consórcio com abrangência nacional lançou a campanha "É Seguro Doar Sangue” em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho.  A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

         Para participar basta acessar www.esegurodoarsangue.com.br para saber mais sobre o assunto.

         Lá o voluntário é convidado a procurar o hemocentro de sua cidade para fazer a doação. Em São José do Rio Preto, são dois serviços: o Hemocentro Rio Preto, ligado ao Hospital de Base, que atende a 32 instituições de saúde de Rio Preto e região, e o Banco de Sangue do Hospital Beneficência Portuguesa.
 
         "Aproveitamos a capilaridade do Consórcio Canopus, que tem mais de 4.000 parceiros em todo o Brasil para chamar a atenção para essa grande necessidade. No Brasil, apenas 1,6% da população doa sangue a cada 1.000 pessoas, 16 fazem a doação, e muitas vezes os hemocentros ficam desabastecidos”, afirma Daniel Lopes, coordenador de Marketing do Consórcio Canopus.
 
         A reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
 
         Segundo Lopes, o Grupo Canopus, por meio de suas empresas, como o consórcio, sempre se dedica a conscientizar a população sobre assuntos importantes por meio de campanhas educativas junto aos seus parceiros e clientes, como a doação de sangue, a prevenção do câncer de mama e próstata e o combate à fome.
 
         "Estamos envolvidos e conscientes dos problemas sociais da população, como é o caso da necessidade de doação de sangue. Por isso, o mote da nossa campanha traduz o que realmente acreditamos: a maior conquista é a vida”, diz Lopes.
 
Segurança antes de tudo
 
        Todas as medidas de segurança em relação à Covid19 estão sendo adotadas pelos hemocentros do país desde o início da pandemia, como condições de higiene e assepsia adequadas na recepção dos candidatos, coleta do sangue sem exposição a aglomerações por meio de agendamentos e distanciamento entre as cadeiras de coleta.

         A doação não dói e cada bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas, só com isso já temos motivos de sobra para aderir a campanha.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!