Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Declaração deve ser entregue até Hoje (31)
Foto por: (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)
Declaração deve ser entregue até Hoje (31)

Termina nesta segunda prazo para entregar declaração do IR

Por: FOLHAPRESS - ANA PAULA BRANCO
31/05/2021 às 09:30
Economia

Termina nesta segunda-feira (31) o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. Quem for obrigado a presta...


 (FOLHAPRESS) - Termina nesta segunda-feira (31) o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. Quem for obrigado a prestar contas ao Fisco e perder o prazo pode pagar multa que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

O contribuinte que deixou para a última hora ou espera algum recibo para preencher a declaração pode entregar as informações que tem em mãos para evitar o pagamento de multa e, depois, enviar uma declaração retificadora.

A correção pode ser feita a qualquer momento, no programa da Receita Federal. A partir desta terça (1º), a declaração retificadora não poderá ser feita pelo mesmo programa do IR original. Será necessário entrar no site da Receita Federal e fazer um novo download.

É sempre preciso cuidado ao preencher os dados para não correr o risco de cair na malha fina. Qualquer rendimento não declarado ou declarado incorretamente faz a declaração ficar retida com a Receita.

De acordo com David Soares, consultor da IOB, o recomendável é entregar a declaração totalmente preenchida, mas se for entregar incompleta porque está faltando algum documento, o contribuinte deve declarar todos os rendimentos que recebeu em 2020.

"Se deixa de informar rendimento, quase imediatamente, cai na malha fina", afirma o especialista.

Trabalhadores com carteira assinada podem retirar o informe de rendimentos direto com a empresa.

Os informes de contas bancárias podem ser acessados pelos aplicativos dos bancos ou impressos nos caixas eletrônicos.

Quem recebeu auxílio emergencial no ano passado e teve rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847 terá que declarar IR. O informe está disponível no site do Ministério da Cidadania.

Se for incluir alguma despesa pela retificadora, fique atento. Não será possível alterar o modelo de tributação a partir desta terça.

Caso tenha escolhido o modelo simplificado, algumas despesas podem ser superiores ao desconto de 20% sobre o total dos rendimentos tributáveis.

Em qualquer caso, preencha a declaração com os dados que possui, assim, caso o recibo esperado não chegue, não terá problemas.



Publicado em Mon, 31 May 2021 09:28:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!