Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Maurício Nogueira, virologista
Foto por: Divulgação
Maurício Nogueira, virologista

HB participa de testes clínicos de nova vacina do Butantan contra a gripe

Por: Da Redação
27/05/2021 às 14:15
Cidades

A pesquisa incluirá crianças de 3 a 8 anos, crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, adultos de 18 a 59 anos e idosos de 60 anos ou mais. Os interessados em participar dos ensaios clínicos poderão acessar o site do Hospital de Base


O imunizante tetravalente é produzido com quatro tipos do vírus Influenza; pesquisa incluirá mais de 6,5 mil voluntários, entre crianças, adultos e idosos, em centros de pesquisa pelo Brasil

O Centro Integrado de Pesquisa (CIP) do Hospital de Base participará dos estudos clínicos em humanos de uma nova vacina tetravalente contra a gripe desenvolvida pelo Instituto Butantan. 

O imunizante inclui quatro cepas do vírus Influenza, sendo duas cepas A (H3N2 e H1N1) e outras duas cepas B (B Victoria e B Yamagata). O objetivo dos ensaios clínicos será avaliar a imunogenicidade e a segurança do imunizante.

A pesquisa incluirá crianças de 3 a 8 anos, crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, adultos de 18 a 59 anos e idosos de 60 anos ou mais. Os interessados em participar dos ensaios clínicos poderão acessar o site do Hospital de Base [https://www.hospitaldebase.com.br/voluntario-influenza].

"Este estudo é muito importante, pois poderá trazer uma nova vacina para o Sistema Único de Saúde (SUS). O intuito é empregar esta vacina tetravalente nas campanhas futuras de imunização contra a influenza. E mostra mais uma vez o reconhecimento, a expertise do Hospital de Base para fazer ensaios de validação da vacina. Além deste estudo de influenza, novos estudos serão conduzidos pelo CIP no futuro com vacinas contra covid, chikungunya e vírus sincicial respiratório”, o virologista Dr. Maurício Nogueira.

Atualmente o Butantan fornece ao Ministério da Saúde uma vacina trivalente para uso na rede pública de saúde, que protege contra três tipos do vírus Influenza, sendo dois da cepa A e um da B. O novo imunizante desenvolvido no instituto inclui mais uma cepa do tipo B. Neste ano o Butantan vai entregar ao governo federal cerca de 80 milhões de doses para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Por incluir mais uma cepa do vírus, acredita-se que ela ampliará a imunização contra os vírus influenza B e a proteção, especialmente em populações consideradas de risco para o agravamento da doença, como crianças, adolescentes, idosos e gestantes, por exemplo.
O estudo contará com cerca de 6,5 mil participantes em onze centros de pesquisa do Brasil. 

Além de Rio Preto, participarão dos estudos as cidades de Ribeirão Preto, São Paulo, Serrana, São Caetano do Sul, Belo Horizonte, Porto Alegre, Pelotas, Fortaleza, Recife e Laranjeiras.

A fábrica de vacinas contra a gripe do Butantan é a maior do hemisfério sul e acaba de receber pré-qualificação da OMS (Organização Mundial da Saúde), certificação que reafirma o reconhecimento internacional pela produção de vacinas contra a gripe sazonal e a possibilidade de o instituto fornecer o imunizante outros países.

Não poderão participar do estudo:

- Indivíduos com hipersensibilidade (alergia) às proteínas do ovo ou frango ou qualquer um dos constituintes da vacina;

- Mulheres grávidas;

- Indivíduos portadores de doenças crônicas descompensadas.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!