Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Entrada do prédio do jornal atingido pelo incêndio
Foto por: Reprodução
Entrada do prédio do jornal atingido pelo incêndio

Vítima de atentado, jornalista da região recebe apoio internacional

Por: Da Redação
15/05/2021 às 17:09
Polícia

Organização Repórteres Sem fronteiras destinou recursos para editor José Antonio Arantes instalar câmeras de monitoramento na sede da empresa e vem acompanhando o caso do incêndio criminoso; bombeiro civil aposentado é investigado como autor do crime


O escritório do Brasil da organização internacional Repórteres Sem Fronteiras destinou 650 euros, cerca de R$ 3.800, ao jornalista e editor do jornal Folha da Região, de Olímpia, José Antônio Arantes, como apoio para que ele pudesse bancar os custos com a instalação de câmeras de segurança em sua residência, imóvel onde também funciona a redação do jornal e o estúdio da rádio Cidade.

A decisão tem a ver com o incêndio criminoso que destruiu parte da sede da empresa em março e ganhou repercussão internacional. Segundo Arantes, o jornalista Artur Romeu, do escritório da RSF para a América Latina no Rio de Janeiro, entrou em contato após o atentado terrorista do dia 17 de março.

Um bombeiro municipal identificado como Cláudio Baia é investigado. Ele foi flagrado por câmeras da vizinhança e acabou admitindo na polícia ter colocado fogo nas portas da redação desta Folha e da residência do jornalista, por discordar da linha editorial da empresa – que defende a ciência e o isolamento social contra a Covid.

O representante do Repórteres Sem Fronteira vem acompanhando o caso, em contato permanente com o editor da Folha desde então, e se colocou à disposição para colaborar não apenas na orientação e no trabalho de acompanhamento do caso, mas também financeiramente. O RSF conseguiu a colaboração dos jornalistas do escritório da ONG da França.

O jornalista olimpiense publicou na edição impressa desta semana da Folha da Região que também vem recebendo o apoio em outras áreas como orientações de segurança e de como proceder diante dos fatos, de outras organizações internacionais especializadas na proteção de jornalistas em situação de risco.

Investigado como autor de incêndio, o bombeiro civil aposentado deverá ser proibido de se aproximar a menos de 50 metros do jornalista José Antonio Arantes e da família dele, e da sede do jornal e da residência das vítimas. A medida protetiva é a solicitação do Ministério Público de Olímpia, a ser analisada pela Justiça. O pedido incluiu a proibição do investigado de sair de cada durante a noite.

José Antonio Arantes, editor do jornal Folha da Região, de Olímpia
Foto por: Divulgação
José Antonio Arantes, editor do jornal Folha da Região, de Olímpia






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!