Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Vertedouro da Represa Municipal secou de novo
Foto por: Divulgação
Vertedouro da Represa Municipal secou de novo

Rio Preto terá racionamento de água em 15 bairros, onde moram 100 mil pessoas; confira

Por: Da Redação
10/05/2021 às 17:49
Cidades

São 15 bairros de Rio Preto incluídos na medida que vai atingir o cotidiano de aproximadamente 100 mil pessoas com interrupção das 13 às 20 horas


A partir desta quarta-feira (12/5), o Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Preto inicia esquema de racionamento de água em 15 bairros abastecidos pela Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas. A medida vai atingir aproximadamente 100 mil pessoas, e a paralisação acontecerá das 13 às 20 horas. Os bairros atingidos pelo racionamento são o Jardim Alto Alegre, Jardim Seyon, Vila Elmaz, Vila Clementina, Boa Vista, Jardim Alto Rio Preto, Vila Diniz, Vila Maceno, Redentora, Jardim Urano, Jardim Tangará, Higienópolis, Mansur Daud, Vila São Judas Tadeu e Chácara Municipal.

A gerente de Operação e Manutenção de Água do Semae 
Jaqueline Reis informa que nos quatro primeiros meses deste ano houve uma redução de 45% do volume de chuvas em relação ao mesmo período do ano passado. A última chuva registrada é do dia 19/4, quando choveu 0,2 mm. "O volume de chuvas na bacia do rio Preto, onde está inserida a Represa Municipal, atingiu no primeiro quadrimestre do ano passado 765 mm. Este ano, o volume de chuvas registradas até o momento é  de apenas 416 mm. Desde o início deste ano, foram registrados volumes de chuvas muito abaixo da média, quando comparado com o mesmo período em 2020, ano em que se registrou uma das estiagens mais severas da história do município e que nos obrigou a adotar o racionamento”, disse.

Segundo o Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas, por conta deste baixo índice de chuvas este ano, a região do Noroeste Paulista está classificada como S4, que indica um estado de seca excepcional, sendo este o nível mais severo da análise da Agência.

O lago 1 da Represa não está fornecendo água para a ETA. Ele sofreu rebaixamento de 7,5 centímetros. O vertedouro está paralisado desde o dia 1º. A água da estação está sendo captada do lago 3, que registra 3 centímetros de água acima do vertedouro.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!