Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Governo vai priorizar análise de projetos culturais que acontecem sem o público

Por: FOLHAPRESS -
16/04/2021 às 12:30
Famosos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura priorizará análises de projetos culturais "que não envolvam aglomeração pr...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura priorizará análises de projetos culturais "que não envolvam aglomeração presencial de pessoas", em razão da pandemia da Covid-19. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16).
O decreto da pasta prioriza projetos como eventos online, edições de livros e obras de restauro do patrimônio histórico, e exclui, assim, análises daqueles previstos para acontecer presencialmente.
As propostas que não cumprirem os critérios estabelecidos serão analisadas e homologadas somente após os próximos 30 dias, período que pode ainda ser prorrogado pelo governo.
A medida foi assinada por André Porciúncula, o capitão da PM responsável pela Lei Rouanet na Secretaria Especial da Cultura, comandada por Mario Frias.
No mês passado, o governo já tinha impedido que propostas culturais que pleiteiavam incentivo via Lei Rouanet mas tinham origem em estados em lockdown fossem analisadas e aprovadas por um período de 15 dias. A justificativa era o combate à pandemia no país.
Na época, porém, a medida foi criticada por profissionais do setor. Eles afirmaram que, com tudo fechado, a portaria não trariam consequências no curto prazo, mas sim a longo prazo, comprometendo a realização de projetos que aconteceriam apenas numa eventual melhora do cenário de crise do coronavírus.
"Essa decisão pode significar uma verdadeira pá de cal para o setor cultural brasileiro que já está vivendo a sua maior crise dos últimos 40 anos", afirmou ao jornal Folha de S.Paulo, então, Danilo Cesar, historiador e produtor cultural independente, um dos idealizadores e coordenadores da Frente Ampla de Cultura SP.
"É como retirar o tubo de oxigênio de quem já está na UTI, para aniquilar de vez toda a cultura brasileira."
Na época, Porciuncula, postou no Twitter que "se é para ficar em casa, então não tem verba pública para projetos que geram aglomeração".
Deputados do PSOL querem agora que o Ministério Público Federal instaure procedimento para apurar a conduta do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura na avaliação de projetos que buscam incentivos via Lei Rouanet.

Publicado em Fri, 16 Apr 2021 12:22:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!