Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Greve deve ocorrer a partir da próxima semana
Foto por: Famerp/ Divulgação
Greve deve ocorrer a partir da próxima semana

Alunos de psicologia da Famerp entram em greve nesta segunda; leia manifesto

Por: Heitor Mazzoco
16/04/2021 às 10:45
Saúde

Com a decisão, todos os estágios ficarão suspensos até a diretoria da faculdade contratar profissionais para a psicologia


Alunos do curso de psicologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) prometem greve a partir desta segunda-feira (19) porque estão, segundo eles, com clínica parada por falta de contratação de professores.

Os alunos temem que os formandos deste ano não concluam o curso.

Com a decisão, todos os estágios ficarão suspensos até a diretoria da faculdade contratar profissionais para a psicologia.

Ainda na segunda, os alunos realizarão uma manifestação em frente à Famerp, a partir das 8h.

Os alunos publicaram um manifesto nesta sexta-feira (16). Leia a íntegra:

MANIFESTO PELA CONTRATAÇÃO URGENTE DE PROFESSORES DE PSICOLOGIA DA FAMERP

São José do Rio Preto, 16 de abril de 2021

Os alunos de Psicologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) vem manifestar publicamente sua preocupação com a demora em contratar professores-supervisores para compor seu corpo docente. Vivenciamos uma das maiores crises sanitárias e humanitárias da nossa história. Acompanhamos perplexos os agravamentos da pandemia e nos solidarizamos com as famílias dos mais de 365 mil mortos pela Covid-19 no Brasil até a data deste manifesto.

Danos igualmente graves são os efeitos emocionais e afetivos desse contexto conturbado, nos quais as ciências psicológicas comprovadamente evidenciam quão desastrosas são as consequências, como altos índices de depressão e ansiedade, além de risco aumentado de suicídio.

Neste contexto, a FAMERP como faculdade pública de saúde, mantida pelos impostos pagos pela população, poderia estar provendo serviços psicológicos que atendam a comunidade. No entanto, isso não será possível devido ao reduzido número de docentes que supervisionem os estágios.

Atualmente a graduação em Psicologia tem cinco turmas de exatamente 92 alunos, e apenas sete docentes contratados. Evidentemente que não temos supervisores suficientes para atender toda a demanda da formação.

Os alunos atuam em diversos setores da cidade de São José do Rio Preto, nos três níveis de saúde (Unidades Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, Ambulatório de Especialidade, Hospital da Criança de Maternidade e Hospital de Base), além de outros campos, como a educação, assistência social e organizacional.

Se não bastasse, esse reduzido corpo docente necessita dar aulas teóricas de elevada carga horária aos alunos, assim como orientar pesquisas de iniciação científica, projetos de extensão e coordenar a pós-graduação. Em complemento, este ano inaugura a clínica-escola na qual os alunos do último ano da graduação atenderiam as demandas dos usuários do SUS.

Para que isso aconteça, juntamos nossas vozes às das autoridades, docentes, entidades, conselhos de classe, profissionais, alunos e cada cidadã e cidadão para assumir uma posição de compromisso com a preservação da universidade pública e com a manutenção dos serviços psicológicos prestados nos diversos setores de São José do Rio Preto.

O que diz a Famerp:
A diretoria da Faculdade de Medicina de Rio Preto - Famerp recebeu, hoje, o  deputado estadual Itamar Borges, em reunião na diretoria da instituição. O diretor geral, Francisco de Assis Cury, recolocou o pedido para a contratação de 14 novos docentes para a instituição, por tempo determinado, incluindo docentes para o curso de psicologia.

A Famerp já tem autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo a abertura de 24 vagas de concurso público para a contratação de docentes. Porém, por decreto estadual, está proibida a realização de concurso. A medida estava vigente desde o ano passado e foi reeditada para valer até 31 de dezembro deste ano.

Até que haja autorização para realização de concurso público, a Famerp vem solicitando desde o ano passado a abertura de 14 vagas para contratação de docentes temporários, com vigência determinada por dois anos.

A solicitação foi reforçada presencialmente pela diretoria da Famerp para a secretária Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, durante visita à instituição em fevereiro deste ano.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!