Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Cuidado com a saúde dos olhos: campanha Abril Marrom alerta para diagnóstico precoce de doenças da visão.
Foto por: Agência Brasil
Cuidado com a saúde dos olhos: campanha Abril Marrom alerta para diagnóstico precoce de doenças da visão.

Glaucoma é a segunda maior causa de cegueira do mundo, diz OMS

Por: Da Redação
13/04/2021 às 18:40
Saúde

Cuidar da saúde dos olhos pode ajudar no diagnóstico precoce de muitas doenças, evitando comprometimento da visão e até a cegueira. Abril é considerado mês dedicado ao cuidado com os olhos.


Segunda maior causa de cegueira da população mundial, o glaucoma é uma das doenças que podem ser tratadas quando o diagnóstico é precoce, evitando a perda total da visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, dados sobre o impacto do glaucoma no mundo dão conta de que a doença fica atrás apenas da catarata, que também pode causar cegueira total. 

Conforme revela o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE), mais de seis milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual.

Com intuído de prevenir doenças da visão, a campanha Abril Marrom, criada em São Paulo, alerta para a importância dos cuidados com os olhos. O oftalmologista Marcelo Mendonça explica que muitos casos de cegueira podem ser prevenidos ou tratados, por isso, a necessidade de um diagnóstico antes do início dos sintomas. 

"No caso do glaucoma, por exemplo, os tratamentos estão avançados e impedem o avanço da doença, mas ainda não recuperam o que foi perdido. Por isso, precisamos sempre reforçar a necessidade de acompanhamento médico para o diagnóstico precoce. Atualmente, exames preventivos e periódicos são capazes de detectar o glaucoma antes do início dos sintomas", explica o especialista. 

Os cuidados os olhos devem ser feitos desde a infância e as consultas com um médico especialista devem ser intensificadas de acordo a saúde e a idade de cada pessoa. 

Por conta da pandemia, os cuidados devem ser reforçados, principalmente ao fazer uso do colírio. As mãos devem ser higienizadas corretamente e os horários estabelecidos pelo médico respeitados. Os olhos podem ser uma porta de entrada para o vírus, por isso, a importância de cuidados redobrados.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!