Se você tem um negócio lucrativo, diferenciado e que atende as principais necessidades do consumidor, você tem nas mãos um potencial imã de empreendedores.
Muita gente tem ótimas ideias, mas
nem todas elas podem ser consideradas lucrativas ou capazes de fazer a alegria
de outras pessoas. Por outro lado, há negócios que são promissores, têm
excelente lucratividade e encantam os olhos de quem vê ou consome os produtos e
serviços. Esses negócios, já testados e de comprovada viabilidade, são
plenamente replicáveis e, portanto, podem se tornar uma rede, espalhando-se
rapidamente pelo país e até atingir o exterior quando inovadores.
O principal é que atendam necessidades
e desejos do consumidor de maneira diferenciada, com qualidade e agilidade, que
são os dois itens primordiais na escolha dos clientes. E se você tem a intenção
de transformar sua marca em uma grande rede, o caminho de franquear é o meio
mais rápido e "barato” de se expandir. Esse barato parecer uma
palavra feia quando se fala de empreendedorismo. Mas na verdade é
isso mesmo, expandir custa caro. Imagine ter pernas para visitar
pontos, escolher imóveis, alugar, contratar gente e enfim colocar em operação
uma unidade própria em outros lugares.
Já no método praticado pelo franchising seu
investidor irá fazer essa parte por você. Em contrapartida, ele também
economiza. Imagine criar uma marca, fazê-la conhecida, inventar e
testar métodos de trabalho, produtos. Saber que perfil contratar,
quais clientes atingir e como desenvolver um bom plano de
marketing. A franqueadora se ocupa exatamente disso. E é assim que
esse casamento franqueadora-franqueado se faz perfeito.
Bom para os dois lados, o franqueamento
de marcas é uma grande opção de crescimento. E se você quer andar nessa
direção, busque informações sobre isso. Só tenha atenção, pois esse
processo não é um "bicho de sete cabeças”, desde que você saiba exatamente
com quem está negociando esse trabalho que exige profissionalismo e
ética. Muitos são os que se aventuraram pelo caminho de executar a
franqueabilidade de marcas no Brasil. Mas colocar uma nova marca no
Mercado sem dar apoio inicial a ela, abandonando o empresário quando este mais
precisa, pode custar muito caro.
Assim, ao desejar formatar sua marca,
procure quem tem experiência, know-how comprovado e que lhe
fará uma entrega perfeita, inclusive assumindo parte da sua expansão (venda das
unidades). Afinal, se os formatadores da marca confiam nela, devem ser os
primeiros a apresentá-la ao público.
Esse é o caminho seguro e correto
para você tornar sua marca conhecida por todos em pouquíssimo tempo e realizar
o sonho de muita gente que quer ter um negócio próprio, igual ao seu, sem
"bater cabeça”.