Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Os 5 passos do franchising de sucesso

Por: Divulgação
20/02/2021 às 11:28
Economia

Conheça o segredo das grandes e pequenas empresas que buscam se expandir pelo Brasil


Perseguir o sucesso é um sonho de todo mundo, mas bate mais forte no peito daqueles que possuem "tino” para empreender.

No entanto, atingir esse objetivo não é tão fácil como fazem parecer alguns autores.  O sucesso nos negócios é resultado de trabalho pesado, dedicação, entrega e principalmente boas escolhas.

E já começa na escolha do negócio.  Naquilo em que se quer investir para construir como alternativa viável de carreira bem sucedida.

É por isso que a recomendação geral para interessados em iniciar um empreendimento é para que comecem por meio de uma franquia.

As franquias são réplicas de um negócio testado, aprovado e vitorioso.  Erra e arrisca muito menos um investidor que, ao invés de colocar seu capital para criar uma marca própria, adquire uma unidade franqueada.

Há muitos anos o setor de franquias vai bem no mundo e no Brasil muito mais.  Do final dos anos noventas para cá, o crescimento do número de franquias e franqueadoras no país é absurdo.

Venceu crises, mudanças na economia e inovou década após década, aperfeiçoando o franchising brasileiro muito mais do que em outros países.

Ainda hoje, quem tem uma marca legal, viável e de boa receita, encontra no modelo de franquias a melhor maneira de se expandir e crescer.

Marcas de grande expressão saíram do anonimato e ganharam o mundo por conta da expansão realizada por investidores parceiros. Pois é assim que ocorre, em escala, a explosão de uma idea.

Franquear uma empresa não é "bicho de sete cabeças”. Com cinco passos simples é possível iniciar a jornada rumo ao estrelado.


  •         Manter uma unidade piloto. 

    Piloto é aquela que servirá de base para ser replicada.  Por isso ela precisa ser preparada, decorada, avaliada, testada e por fim, copiada.  Servirá também para a visitação dos novos franqueados que se basearão no seu layout, formato de atendimento, serviços, produtos e peças de apoio (suprimentos).
  •   Registrar a marca. 

    Um nome a ser replicado precisa sair da esfera personalíssima, salvo se representar algum conceito bastante conhecido.  A logo, as cores e o nome da marca, precisam ser bem aceitos em todos os lugares, independente do regionalismo, diferenças culturais ou preferências. Escolhida e acolhida pelo público, precisa ser fortalecida, evidenciada e protegida.

  •     Promover viabilidade. 

    O estudo do desempenho, da relação entre despesas e receitas diárias e mensais, o modus operandi e atendimento, devem ser anotados, estudados, contabilizados e apresentar resultados efetivos que encantem e façam sentido ao investidor para que aplique seu dinheiro com segurança.

  •    Cumprir a lei do franchising.

    O Brasil é um dos poucos países que possui lei de franquias.  Justamente para proteger investidores e evitar que sejam lesados por aventureiros.  É por meio da Circular de Ofertas, uma das exigências da legislação, que o negócio é explanado em detalhes para a melhor avaliação do pretendente.  Confeccionar uma COF clara e objetiva tem peso.

  •    Entregar o combinado. 

    Não só permitir o uso da marca, exigir padrão visual e de processos, mas oferecer treinamento e suporte como apoio aos franqueados é quesito fundamental para o sucesso de uma rede.

Outros itens complementam a formatação, mas são esses primeiros que darão o tom e garantirão para franqueados e franqueadoras, um relacionamento sadio, exitoso e de ganho garantido para ambos.  E claro, redundarão em maior satisfação dos clientes finais.

Há um bom número de excelentes profissionais capacitados para transformar uma ideia promissora em uma marca de franquias, mas buscar e saber definir os melhores deve ser um cuidado especial dos interessados.

A dica é procurar quem já fez e fez bem esse trabalho. Marcas já constituídas, fortes, saudáveis e confiáveis indicam o caminho para encontra-los.

Preencha o formulário abaixo para saber como franquear o seu negócio ou melhorar a sua franquia:







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!