Prefeitura de Rio Preto gasta R$ 300 mil em um mês com campanha sobre Covid
Por: Heitor Mazzoco
18/02/2021 às 16:23
Política
Emissoras de TV receberam maior fatia: mais de R$ 200 mil
Às vésperas da segunda onda da Covid-19, o governo de Edinho Araújo (MDB) gastou 298 mil para divulgar em veículos de comunicação uma campanha que dizia que "Rio Preto está vencendo a Covid, mas a pandemia não acabou". O valor total é referente ao mês de dezembro de 2020, segundo documento enviado ao vereador João Paulo Rillo (Psol).
De acordo com o documento, emissoras de TV receberam R$ 223,6 mil. Na sequência, jornais receberam R$ 29,3 mil. Para produção, R$ 27 mil, rádios receberam R$ 12,1 mil e, por fim, portais receberam R$ 6,5 mil. A agência responsável pela campanha, segundo Portal da Transparência, foi a DLM.

O documento foi enviado ao vereador Rillo, que questionou trecho da campanha que falava "Rio Preto está vencendo a Covid". Segundo o documento assinado pelo secretário de Comunicação, Mario Soler, a campanha não fez publicidade no sentido de dizer que tudo estava bem em Rio Preto.
"O trecho mencionado pelo nobre vereador (Rio Preto está vencendo a Covid) é a primeira oração de uma frase completa: Rio Preto está vencendo a Covid, mas a pandemia não acabou, que integra o conjunto de uma expressão publicitária", disse em trecho de resposta do requerimento do psolista.
Rio Preto tem hoje 1.110 mortos em decorrência da Covid-19. São mais de 48,2 mil infectados desde o começo da pandemia, em março do ano passado.
Para o secretário de Saúde, Aldenis Borim, que também responde o documento, a campanha foi "em um momento oportuno", porque os dados mostravam tendência de queda" da contaminação pela Covid. Assim, o governo de Edinho Araújo (MDB) entendeu que era necessário a campanha para que a população não relaxasse nos cuidados, disse no documento.