Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Rillo e Pedro Roberto conversam após a sessão: o psolista fez duras críticas ao governo na reunião desta terça
Foto por: Heitor Mazzoco
Rillo e Pedro Roberto conversam após a sessão: o psolista fez duras críticas ao governo na reunião desta terça

Câmara de Rio Preto ’peita’ Edinho e cria auxílio emergencial para motoristas escolares

Por: Heitor Mazzoco
16/02/2021 às 20:36
Política

Proposta é ilegal, mas vereadores esperam que prefeito de Rio Preto mude de ideia e apresente proposta para ajudar categoria que está há 11 meses sem trabalhar


Os vereadores de Rio Preto impuseram uma derrota ao prefeito Edinho Araújo (MDB) na sessão desta terça-fera (16) na Câmara. Eles derrubaram por 15 votos a 1 veto do chefe do Executivo ao projeto que cria auxílio emergencial aos motoristas escolares. 

O caminho da Prefeitura de Rio Preto, agora, é entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), porque a proposta do vereador Anderson Branco (PL), que será sancionada pelo presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota), é inconstitucional. Um dos motivos, por exemplo, é o fato de um vereador não poder apresentar proposta que cria custo financeiro ao Poder Executivo.

Durante a sessão, o próprio autor da proposta citou ter ciência de que o projeto deveria ser enviado pela Prefeitura de Rio Preto.

Branco defendeu a proposta dizendo esperar que o projeto "faça com que o governo coloque a mão na consciência e ajude a categoria que não recebeu nenhum auxílio" desde o começo da pandemia da Covid-19. Branco também disse esperar que a proposta sensibilize o governo.

João Paulo Rillo (Psol) disse esperar que Edinho chame o presidente da Casa para apresentar um projeto que ajude os motoristas. "Pelo jeito (o projeto) não se sensibilizou (o governo). Esse setor (motoristas escolares) ficou parado e não recebeu nada. O pecado pecado da omissão é pior que o pecado da ação. Esse governo foi muito ruim na gestão da pandemia e vocês sabem, os números estão aí para mostrar isso. Quem sabe o prefeito não chama o presidente e apresenta projeto para ajudar essas pessoas", disse.

Sem ilusão
O vereador Jean Charles (MDB) foi o único a votar contra a derrubada do veto. Ele afirmou que não adianta criar ilusão de que os motoristas receberão o auxílio por meio de um projeto ilegal. "Me solidarizo, mas não posso iludi-los. Cabe ao prefeito apresentar o projeto. Todo mundo sabe que o projeto não vai prosperar", disse Jean Charles.

Plano Diretor Sustentável
Em uma pequena manobra, vereadores de oposição conseguiram segurar a análise do veto às emendas do Plano Diretor Sustentável pouco antes da proposta entrar em votação nominal. O projeto será discutido na próxima sessão. João Paulo Rillo pediu vistas da proposta por três sessões. Porém, Celso Peixão (MDB) encaminhou contra o pedido de vistas. Na provável derrota da oposição, o presidente da Câmara Pedro Roberto decidiu encerrar a sessão, que já se aproximava das 20h. Por causa da pandemia, as sessões terminam com uma hora de antecedência do prazo regimental. O vereador Paulo Pauléra (PP) disse que independente disso, o veto às emendas será mantido na próxima sessão.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!