Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



A médica Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Foto por: Reprodução/Facebook
A médica Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

"Capitã da cloroquina" diz em grupo de WhatsApp que não mudará forma de atuar

Por: Folhapress - Camila Mattoso
26/01/2021 às 08:30
Brasil e Mundo

Mayra Pinheiro é o principal nome da pasta por trás das recomendações de remédios sem eficácia contra a Covid-19


Principal nome do Ministério da Saúde por trás das recomendações de remédios sem eficácia contra a Covid-19, como hidroxicloroquina e cloroquina, Mayra Pinheiro se colocou em grupo de WhatsApp da rede de talentos da Fundação Lemann, da qual ela faz parte, como alvo de militância politica.

Membros do grupo têm criticado a atuação pró-cloroquina de Mayra como secretária da pasta de Eduardo Pazuello e dizem que não casa com o código de conduta da fundação.

Como revelou o Painel, Mayra assinou um ofício enviado para a Prefeitura de Manaus no começo de janeiro classificando como "inadmissível" a não utilização de remédios como hidroxicloroquina e ivermectina. Ela também montou força-tarefa com médicos do Brasil inteiro para que visitassem UBSs em Manaus e incentivassem o uso dessas medicações sem eficácia comprovada.

Foi Mayra também quem comandou a criação do TrateCov, aplicativo do Ministério da Saúde que recomendava cloroquina até para dor de barriga de crianças e que foi tirado do ar.

"O momento político ideológico que o país vive é de imensa divisão e o debate de ideias foi de longe suplantado pela necessidade assustadora de destruição de reputações", iniciou Mayra.

"Exerço um cargo técnico de confiança e que considero importante para construção das pautas que defendi nos últimos 30 anos como profissional da saúde do SUS. Nunca me foi cobrado assumir a defesa de algo definido como anti ético. Tenho trabalhado com a autonomia necessária para adoção das boas práticas da eficiência e da integridade imprescindíveis à gestão pública de uma pasta com tantas necessidades e recursos escassos", continuou.

"Nesse contexto continuarei a defender todas as medidas com comprovação científica e capazes de salvar vidas no curso da grave pandemia que enfrentamos , a despeito das manifestações daqueles que ou por desconhecimento ou por militância política insistem em só considerar uma única narrativa como a verdade", concluiu.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!