Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Aplicação indevida da Coronavac em adolescente de 17 anos provoca polêmica

Por: Maria Elena Covre
23/01/2021 às 13:59
Bastidores

Estagiária da Saúde em Urupês, ela recebeu vacina conta Covid nesta sexta (22), postou nas redes sociais e chamou atenção para grave falha no processo de imunização


A aplicação da vacina Coronavac em uma adolescente de 17 anos de idade, em Urupês, vem provocando intensa polêmica, com repercussão nacional. É mais um caso que ilustra falhas no processo de imunização em todo o País, que nesta fase de doses escassas deve priorizar os chamados grupos prioritários. 

Estagiária na Secretaria de Saúde da cidade, a garota até pode ser classificada dentro dos chamados profissionais da linha de frente do atendimento, não fosse o fato grave de ser menor de idade. A adolescente está fora da idade mínima obrigatória - de 18 anos - estabelecida pelo Butantan para o recebimento do imunizante contra a Covid-19. 

Pelas indicações, a Coronavac não deve ser aplicada antes desta idade. Isso pelo fato de o imunizante, que tem aprovação para uso emergencial junto à Anvisa, não ter sido testado em pessoas abaixo da faixa etária. A adolescente em questão tem 17 anos e quatro meses. 

O caso se tornou público depois que ela publicou em suas redes sociais o comprovante de vacinação. Moradores da cidade que a conhecem começaram a questionar o fato de a adolescente não ter a idade mínima e, também, se não estaria furando fila. O barulho está sendo grande. 

Em resposta a um questionamento feito pela rádio CBN Grandes Lagos, de Rio Preto, a Prefeitura de Urupês informou que não sabia que a menina tinha apenas 17 anos. 

"Nesta sexta-feira (22), os profissionais que trabalham com pacientes suspeitos e/ou confirmados de COVID-19 também receberam a imunização, de acordo com protocolos oficiais. Dentre eles, os funcionários da equipe de enfermagem, que prestam serviço no pronto-atendimento, uma vez que podem ter contato com pacientes que possuem sintomas gripais. Nesta equipe, também presta serviço uma funcionária que cursa, atualmente, técnico em enfermagem. A referida, desconhecendo as indicações das autoridades de saúde da necessidade de possuir 18 anos ou mais para ser imunizada contra a COVID-19, solicitou receber também a dose da vacina, uma vez que ela faz parte da equipe técnica de enfermagem”, disse a nota da Prefeitura de Urupês. 

Ainda, segundo a resposta oficial, "as profissionais que estavam realizando a imunização solicitaram o cartão SUS antes do ato. Contudo, ela (a adolescente) alegou não ter em mãos o cartão naquele momento, e que, após receber a dose, o buscaria imediatamente junto aos seus pertences. Desta forma, a dose foi aplicada. Uma vez que a referida funcionária entregou o cartão SUS é que foi averiguado que a mesma possuía 17 anos e 4 meses.”

Segundo a prefeitura, "em nenhum momento, houve má-fé no ato, e a funcionária somente foi vacinada desta forma por compor a equipe técnica de enfermagem e por se acreditar que a mesma possuía mais de 18 anos. Maior prova de que não houve má-fé é de que a funcionária realizou, no instante após a vacinação, uma publicação em suas redes sociais mostrando o ato da imunização. Após tomar conhecimento do fato de que era necessário ter mais de 18 anos para ser imunizada, ela excluiu a publicação, a fim de evitar possível retaliação por parte da população.”

Tendo recebido 160 doses, a prefeitura afirmou que o fato não acarretará em falta de vacina para qualquer pessoa. "Vale ressaltar que o fato supracitado não acarretará falta de vacina para qualquer pessoa, uma vez que, o número de doses solicitadas já incluía esta funcionária, já que a mesma fazia parte da equipe técnica.”

Neste sábado, após a repercussão da história, a adolescente voltou às suas redes sociais num desabafo às críticas que vem recebendo. E contradiz o discurso oficial da Prefeitura, dizendo que ela foi chamada a ser vacinada e só depois informada de que havia ocorrido um erro. 

"Muitos querem saber e estou aqui para explicar. Sim, eu tomei a vacina com 17 anos! Pois chegaram e disseram: "Menores de 12 anos não toma vacina, você pode tomar”. Eu sou estagiária Técnico de Enfermagem e já terminei o ensino médio, eu posso sim fazer estágio… Me avisaram que ocorreu um erro depois que aplicaram a vacina e sim eu postei achando que estava tudo certo… Muitos estão jogando na minha cara e não procurando as informações certas. NÃO VAI FALTAR VACINA PARA NINGUÉM. Dizem eles que a vacina veio contando comigo também. Eu moro com meus avós de mais de 60 anos e uma tia com deficiência física, para mim, achei certo tomar. SE EU SOUBESSE QUE IA DAR TUDO ISSO, NÃO TERIA TOMADO”. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!