Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Foto por: Divulgação
Maurício Nogueira, virologista e pesquisador da Famerp

Famerp começa a imunizar nesta quarta voluntários da Coronavac que receberam placebo

Por: Da Redação
19/01/2021 às 16:44
Bastidores

O médico e pesquisador Maurício Nogueira diz que não é mais ético deixá-los sem a vacina


Grupo do placebo 
Fundamentais na busca pela primeira vacina contra a Covid-19 aplicada no Brasil, os voluntários que receberam placebo na fase de testes da Coronac, em Rio Preto, começam a ser chamados nesta quarta-feira (20) para a imunização de fato, se assim desejarem.  

Questão de ética 
"Não é mais ético deixá-los no placebo”, diz o médico virologista Maurício Lacerda Nogueira, que conduziu os trabalhos de pesquisa da Coronavac na Famerp, Faculdade de Medicina de Rio Preto. No total, 600 pessoas se dispuseram a tomar o imunizante "no escuro”. 

Opção pessoal 
De acordo com Nogueira, todos os voluntários serão chamados e questionados se querem ou não "abrir o cego”, ou seja, saber se tomaram o medicamento de fato ou o placebo. "Essa decisão será de cada um”. Quem tomou o placebo terá a opção de, então, receber as duas doses da vacina definitiva. 

Ausente 
Aliás, chamou a atenção a ausência do médio e cientista, que liderou o processo da pesquisa em Rio Preto, no evento festivo de lançamento da Coronavac na manhã desta terça (20), com as presenças do governador João Doria (PSDB), do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PSDB), e mais uma vasta fauna de políticos e autoridades da cidade e região. 

Ocupado 
Questionado pelo DL News, Maurício Nogueira, que é um defensor intransigente da vacina e da ciência nas redes sociais, além de crítico aos políticos como um todo, disse que estava ocupado cuidando da questão dos voluntários e de trabalhos no processo de testes da Jansen, outro imunizante em andamento. "Meu trabalho é técnico. O assistencial e político é de outra alçada”, afirmou. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!