Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Pesquisa indica que 66% das empresas da região estão com receita maior que em 2019

Por: Da Redação
21/12/2020 às 15:23
Economia

Levantamento foi realizado pelo Lide Noroeste Paulista com 80 empresários da região nas posições de sócios, CEOs ou alta direção


Pesquisa de Clima Empresarial Lide Noroeste Paulista, realizada entre os dias 30 de novembro e 14 de dezembro de 2020, revela que a maioria das empresas da região de Rio Preto está, no momento, com receitas superiores em comparação a 2019.

Do total de participantes, 66,25% indicaram que as empresas estão com a receita maior do que em 2019, mesmo com a pandemia. Na pesquisa anterior, realizada no último mês de setembro, o índice chegou o 58,30%. O levantamento foi realizado com a participação de 80 empresários da região nas posições de sócios, CEOs ou alta direção.

O índice de empregabilidade foi um dos que mais aumentou em relação à pesquisa passada. Dos participantes, 76,25% disseram que vão gerar novos postos de trabalho, contra 53,40% na apuração de setembro.

A instabilidade causada pelo Covid-19 leva 75% dos empresários a acreditar que os negócios estarão normalizados em um período de até seis meses. No primeiro levantamento este percentual chegou a 71%.

A carga tributária continua sendo apontada como o principal entrave para o crescimento dos negócios. Esta foi a resposta de 40% na pesquisa atual e 38,40% no levantamento anterior.

A maioria dos empresários, 55%, acredita em retração de 3% no PIB brasileiro este ano. Na pesquisa anterior a queda apontada por 43% era de 6%. Em relação à 2021, a maioria absoluta dos empresários do Noroeste Paulista, 60%, acredita em um crescimento de 3% do PIB.

As reformas Administrativa e Tributária (46,20%) se também como o tema que mais preocupa os empresários em relação ao cenário econômico atual. Em seguida vem a crise internacional/saúde (26,30%), e o cenário político (15,00%).

No Noroeste Paulista, Educação e Infraestrutura precisam de atenção, 40,00% e 33,75%, respectivamente. Na pesquisa anterior, os tópicos apontados foram Educação e Política. Nacionalmente, de acordo com os empresários, as reformas Administrativa e Tributária são as mais preocupantes.

Do total de entrevistados, 90% dos empresários acreditam que a Reforma Tributária será aprovada, mas a maioria (50%) mudou a expectativa para o segundo semestre de 2021.

"A Pesquisa de Clima Empresarial Lide Noroeste Paulista é uma importante fonte de informação ao revelar as percepções e a realidade dos nossos empresários”, afirma Marcos Scaldelai, presidente do Lide Noroeste Paulista. "Temos proporcionado a nossos filiados o contato direto com especialistas de diferentes áreas para debater temas importantes e essenciais para a evolução dos negócios, fortalecemos ainda mais o networking e os encontros de negócios, sempre preocupados com o desenvolvimento de nossa região.”

Avaliação dos governos
Os empresários também tiveram a oportunidade de avaliar a atuação dos gestores públicos municipais, estaduais e federais. Quando questionados, 58,75% dos participantes disseram aprovar a eficiência gerencial do governo municipal, índice que chegou a 54,46% na pesquisa anterior.

Em relação a gestão do governo estadual, houve redução na aprovação. Na avaliação anterior o índice chegou a 37,25% no atual foi de 31,25%.

A maior queda na avaliação governamental foi em relação do Governo Federal. A aprovação passou de 40,60% da pesquisa anterior para 31,25% no atual levantamento.

Todo o trabalho é realizado com apoio da Didáctica e supervisão da Award Auditores Independentes para garantir transparência e a confiabilidade das informações.

Confira a pesquisa completa aqui.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!