Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Operação do Procon na Black Friday faz seis autuações em Rio Preto

Por: Bruna Yamasaki
28/11/2020 às 10:31
Cidades

Preços conflitantes e prazo de validade são alguns dos problemas encontrados


A Black Friday, nesta sexta-feira (27), veio para garantir uma melhor oportunidade de compra para os consumidores e também aumentou as expectativas de venda dos comerciantes. Porém, a falta de clareza na precificação se tornou um problema para alguns lojistas.

O Procon Rio Preto não possui fiscalização municipal, mas fiscais do estado estiveram na cidade e constaram irregularidades em grandes varejistas. As visitas foram ações realizadas em todo o estado em uma operação geral de Black Friday.

Ao DLNews, Arnaldo Vieira, diretor do Procon Rio Preto, pontuou alguns problemas que foram encontrados. No geral, o principal ponto foi a falta de clareza dos preços para o consumidor. "Fornecedores colocavam que o preço estava em promoção, 30%, mas 30% em cima de qual valor? Do começo da semana?”, falou.

Ele explica que quando o desconto é dado dessa maneira, há dois erros que podem ocorrer. O primeiro deles é a possibilidade de que o consumidor faça as contas de cabeça no momento da compra, o que não pode ser feito. E a outra possibilidade é de um possível aumento do preço na véspera da data e depois a aplicabilidade do desconto.

"A notificação de orientação que pode, eventualmente, se tornar um ato de infração ao código de defesa do consumidor é com relação à precificação errada que estava sendo colocada pela loja”, explicou. Além disso, também foi constatada a diferença de preço de um mesmo produto em uma mesma loja. "Essa é a grande sacada, porque o consumidor não tem acesso ao preço real final daquele produto.

Também foram identificados alguns produtos com data de validade vencida, ou mesmo sem ter a data impressa. "Ao todo foram seis locais. A fiscalização constata que há um problema e abre um processo para esses fornecedores apresentarem uma justificativa”, explicou. Na sequência a análise é feita pela fundação em São Paulo e pode gerar multa ao fornecedor.  







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!