Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Com a pandemia, doações diminuíram ainda mais
Foto por: Divulgação Hemocentro
Com a pandemia, doações diminuíram ainda mais

Hemocentro alerta para baixa no estoque de sangue durante semana nacional do doador

Por: Da Redação
26/11/2020 às 09:13
Cidades

A data tem como objetivo agradecer aos voluntários e, ao mesmo tempo, busca sensibilizar a população para a importância da doação


Apesar da data comemorativa, o Hemocentro de Rio Preto faz um alerta para o estoque reduzido dos tipos sanguíneos A+, B+, AB+, O+ e O-. A doação é um gesto rápido, simples e salva vidas.
 
O mês do ‘Dia Nacional do Doador de Sangue’ não foi escolhido de forma aleatória, é um período crítico para os bancos de sangues. "Com a aproximação das comemorações de fim de ano e outros feriados prolongados, ocorre uma redução nos números de doadores e, consequentemente uma queda nos estoques de bolsas de sangue”, diz a Bárbara Cabrera, enfermeira responsável pela captação do Hemocentro.

No Brasil, menos de 2% da população é doadora de sangue (o ideal seria ao menos 3% da população), de acordo com o Ministério da Saúde. Homens podem doar de dois em dois meses em,  não excedendo quatro doações ao ano. Já as mulheres de três em três meses e, no máximo, três doações anuais.

Com a pandemia, foi notado um receio dos doadores, o que diminui 30% das doações esperadas. "O voluntário pode vir ao Hemocentro sem receio. Estamos seguindo todas as normas e  orientações da Anvisa. Sala de espera na recepção foi redimensionada e disponibilizamos álcool em gel em todas as áreas. Orientamos o agendamento por telefone, afim de evitar aglomerações”, afirma Mariana Coltro, enfermeira supervisora do Hemocentro.

"O Hemocentro atende 36 hospitais de Rio Preto e região, por isso sempre reforçamos que é necessário criar o hábito de doar sangue com frequência. São várias as situações em que uma pessoa necessita de sangue, desde vítimas de acidentes graves, a pessoas que necessitam de cirurgias ou até mesmo pacientes com doenças graves que passam por situações nas quais o organismo não produz as células sanguíneas necessárias como, por exemplo, leucemia e câncer”, explica Mariana. 

Agendamento
O Hemocentro passou a realizar agendamento de doações de sangue por telefone, seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do governo estadual de São Paulo. A medida foi tomada para evitar aglomerações nas salas de espera e captação. Os telefones para agendamento são (17) 3201- 5055 e (17)3201-5151. A unidade fica aberta das 7h às 13h, inclusive aos domingos e feriados, na avenida Jamil Feres Kfouri, 80, Jardim Panorama. 

Quem pode doar
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!