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Confira 5 dicas para evitar fraudes em compras online durante a Black Friday

Por: Bruna Yamasaki
23/11/2020 às 10:51
Cidades

Falsas ofertas, prazos dilatados e sites duvidosos são alguns dos problemas encontrados por consumidores


A data de compras mais esperada do ano está chegando e, por mais que pareça o momento perfeito para aproveitar e renovar a casa, por exemplo, é preciso ter cautela na hora de fazer uma compra. Isso vale ainda mais para aquelas feitas online.

Por conta da pandemia, as lojas virtuais têm tudo para disparar em vendas durante a Black Friday, que será na próxima sexta (27). Pela alta de consumidores buscando novos produtos, é o ambiente também se torna ideal para fraudes e por isso é preciso ficar atento para não pagar metade do dobro ou cair em qualquer outra furada e correr o risco de nem mesmo receber o produto.

O DLNews entrou em contato com o diretor do Procon Rio Preto, Arnaldo Vieira, e selecionou algumas dicas para evitar furada e que podem garantir uma compra segura e satisfatória. Confira abaixo: 

1) Sem tentação
As promoções patrocinadas que aparecem na redes sociais parecem ser feitas especialmente para aquele consumidor, mas pode não ser bem assim. Comprar por impulso pode se tornar um arrependimento caso aquela não seja, de fato, uma boa oferta. O site Black ou Fraude pode ajudar na análise de preços para evitar falsas promoções.

O dinamismo da internet tem trazidos avanços para o comércio virtual principalmente após o início da pandemia, mas esses recursos podem ser usados de maneira maldosa, aproveitando desse momento. Antes de fechar uma compra no primeiro site que aparecer, cheque o link, confira a loja e garanta um compra segura.

2) Desconfie
"Viu promoção? Primeiro desconfie... o consumidor precisa fazer o caminho contrário, entrar nos sites oficiais, conferir as condições de confiabilidade da loja através de elementos simples, como por exemplo ver se a loja tem os requisitos mínimos de segurança”, diz Vieira. 

O CNPJ, endereço, selos de qualidade e confiabilidade são ferramentas que podem ajudar na identificação.

3) Previna-se
A dica para se prevenir é preferir por fazer compras em sites já conhecidos por aquele consumidor. Dessa maneira não correrá o risco de que o produto nunca chegue. "Viu algum site? Recebeu propaganda muito fora do preço normal? Desconfie e não caia na tentação”.

Para o caso de sites desconhecidos, o site da Fundação Procon possui uma lista com sites que devem ser evitados (CONFIRA AQUI). Além disso, o Reclame Aqui pode ser uma boa ferramenta para checar avaliações sobre determinada loja.

4) Atente-se ao prazo
Arnaldo explica que "o consumidor não tem direto de reclamar caso tenha aceitado os termos do prazo de entrega”, e isso vale até mesmo para aqueles prazos extensos que às vezes até fazem esquecer que a compra um dia foi feita. 

É importante se atentar para essa questão, já que muitas vezes o valor do frete está diretamente ligado com a oferta que está sendo feita, de maneira que legistas façam grandes ofertas, mas com prazos de entrega extremamente dilatados.

5) Janeiro está chegando, não faça dívidas
Esse conselho é direcionado para um futuro consideravelmente breve. Arnaldo alerta para os compromissos que chegam junto com a virada de ano. "Muitos dos compromissos financeiros dos brasileiros são cobrados lá [em janeiro] e automaticamente o endividamento vem por compras não planejadas”.

Por isso, a dica deixada é o planejamento de acordo com a realidade do momento pensando em despesas futuras para que assim não corra um risco de criar grandes dívidas e o barato acabar saindo bem caro. 







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