Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



PSB anuncia apoio a Boulos, mas Márcio França se declara neutro

Por: FOLHAPRESS - JOELMIR TAVARES
20/11/2020 às 22:00
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Terceiro colocado na eleição para prefeito de São Paulo, Márcio França (PSB) abriu divergência em seu partido e anunciou nesta se...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Terceiro colocado na eleição para prefeito de São Paulo, Márcio França (PSB) abriu divergência em seu partido e anunciou nesta sexta (20) neutralidade no segundo turno, contrariando a orientação nacional da legenda pelo apoio a Guilherme Boulos (PSOL).
Horas antes, o psolista realizou um evento em que anunciou o apoio do PSB e de outras siglas. Participaram do evento representantes de PT, PDT, PC do B, Rede e PSB --além de PCB e UP, que já integravam a coligação.
França vinha sendo pressionado por integrantes de seu partido e do PDT, que fez parte de sua chapa, para endossar a candidatura de Boulos, com quem teve altercações na disputa. A Folha havia informado na terça (17) que a tendência era que ele optasse pela neutralidade.
"Não faço o que não estou convencido, nem meus eleitores. Não aceito empurrões", escreveu o ex-governador.
"Estamos certos que aqueles mais de 728 mil cidadãos, que pensaram como eu, e que deram seu voto ao nosso projeto, não se encontram nas propostas e perfis dos candidatos pré-selecionados."
França disse ainda respeitar os resultados e desejou sorte aos dois candidatos, nos quais disse reconhecer "méritos importantes".
Na quinta (19), a executiva nacional do PSB decidiu pelo apoio a Boulos e repassou a orientação ao diretório municipal. O diretório, porém, não se manifestou até a conclusão desta edição --a reportagem não obteve resposta do presidente local do PSB, o vereador Eliseu Gabriel.
No ato do PSOL, os representantes das siglas se sentaram ao lado de Boulos. O PSB foi representado por Fernando Guimarães, que discursou na condição de militante. Ele confirmou a recomendação do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira.
Ao fim do evento, Boulos disse ter expectativa sobre a adesão de França, lembrando que o ex-adversário "fez uma campanha no primeiro turno também anti-Doria".
O líder de movimentos de moradia apresentou o que foi batizado como "frente democrática por São Paulo", de oposição aos governos Bruno Covas (PSDB), João Doria (PSDB) e Jair Bolsonaro (sem partido).
"Não concordamos em tudo, mas unidade não se faz só com quem se concorda."
Porta-vozes de partidos aliados reiteraram a adesão de líderes das legendas, como o ex-presidente Lula (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a ex-senadora Marina Silva (Rede). Os três foram procurados para gravar vídeos que devem ser usados na propaganda de Boulos.
Nas falas, dirigentes partidários exaltaram a união em torno de Boulos como um marco histórico. Também homenagearam João Alberto Freitas, negro espancado por seguranças de uma unidade do Carrefour em Porto Alegre.

Publicado em Fri, 20 Nov 2020 21:37:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!