Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Pandemia impulsiona vagas de emprego no mercado digital

Por: Divulgação
06/11/2020 às 15:42
Economia

Período pós-pandêmico será dos profissionais especializados na área digital, principalmente no setor de tecnologia e logística, segundo estudo do SENAI



O isolamento social ocasionado pela pandemia acelerou a transformação digital no mercado mundial. No Brasil, no início do isolamento, em março, as compras on-line aumentaram 40% em relação a fevereiro, segundo informações da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Além disso, o número médio de abertura de e-commerce aumentou em 400% nos meses de quarentena.

Atualmente, há mais de 13 milhões de brasileiros desempregados. Entretanto, uma pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos, Robert Half, mostra que, enquanto a taxa de desocupação do País está em 13,7%, o índice entre a população qualificada, acima de 25 anos e com ensino superior completo, é menor que 6%.

A busca por profissionalização foi o que impulsionou a parceria entre uma escola profissionalizante de Rio Preto com os empresários. A Microlins, com mais de 25 anos de história, além de oferecer cursos profissionalizantes, passou a encaminhar seus alunos para o mercado de trabalho. "Acontece muito de empresas ligarem para a Microlins em busca de um profissional e sempre temos um aluno para indicar”, conta a gerente de Recursos Humanos, Taiane Gomes.

A gerente também afirma que, para voltar ao mercado de trabalho, é necessário se qualificar. "Estamos em um momento de dificuldade muito grande para encontrar profissionais qualificados. O mercado tem muita vaga, estamos voltando a ativa, mas a oportunidade é de quem entendeu que precisa se renovar, apresentar o melhor.”

Gabriela Cunha, 17, operadora de caixa, conseguiu o emprego após começar o curso de gestão empresarial, na Microlins. Segundo a jovem, a especialização facilitou muito o seu ingresso no mercado de trabalho. "Com o curso, aprendi bastante, principalmente como mexer no computador e ser profissional.”

A importância de conhecimento digital gerou um alerta não apenas nas empresas, mas em quem está em busca de uma vaga de emprego também. Além disso, a qualificação on-line gerou a oportunidade de se manter atualizado mesmo durante o período de isolamento social. De acordo com um levantamento do Google, a procura por cursos de especialização à distância em abril deste ano cresceu 130% comparado ao mês anterior.

Essa explosão de demanda digital forçou as empresas a buscarem – ainda mais – profissionais especializados em tecnologia. Segundo o empresário, José Luis Sanches, Presidente da Associação Paulista de Supermercado (APAS) e Diretor Regional do Empório Jota, a profissionalização do próprio colaborador é uma das estratégias para lidar com essa alta demanda. "Temos a escola APAS que disponibiliza cursos gratuitos para os associados. Assim, o colaborador pode fazer treinamentos e, caso se destaque, pode conseguir uma promoção”.

O mercado do futuro é o digital e os profissionais melhor remunerados serão aqueles que se aperfeiçoarem neste meio. É o que indica um estudo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a pandemia afetou diversos setores do mercado e no período pós-pandêmico, principalmente no setor de tecnologia e logística, os profissionais dessas áreas deverão ter mais oportunidades de emprego.

 

Saiba mais:

A Microlins realiza um programa de desenvolvimento profissional, onde disponibiliza cursos profissionalizantes, rápidos, gratuitos e com certificado para toda a população.

Os cursos variam entre princípios básicos de informática, rotinas administrativas, técnicas de comportamento, marketing pessoal, atendimento profissional, entre outros.

Os interessados, a partir dos 15 anos, podem entrar em contato pelas redes sociais da escola ou pelo número (17) 98155-1079.

Os próximos cursos acontecerão nos dias:

- 12 a 13 novembro de 2020.

- 26 a 27 de novembro de 2020.

Clique aqui para mais informações







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!