Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Coleção Vaga-Lume volta a lançar livros após formar milhões de jovens leitores

Por: FOLHAPRESS - WALTER PORTO
28/10/2020 às 19:00
Famosos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um dos selos mais importantes para a formação de jovens leitores na história do mercado editorial brasileiro, a coleção Vaga-Lume ...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um dos selos mais importantes para a formação de jovens leitores na história do mercado editorial brasileiro, a coleção Vaga-Lume volta a publicar livros inéditos após uma pausa de 12 anos.
A Ática, que começou a editar os livros voltados ao público infantojuvenil na década de 1970, lança agora "Ponha-se no Seu Lugar!", da escritora e pesquisadora Ana Pacheco, descrito como uma releitura de "O Nariz", do russo Nikolai Gógol, para os tempos atuais.
Em live da editora na tarde desta quarta, a autora descreveu a intenção de criar uma história para comentar o desconforto dos jovens com a própria aparência.
A editora vai publicar também nos próximos meses "Os Marcianos", ficção científica de Luiz Antonio Aguiar, e estuda investir em outros lançamentos dentro da coleção.
A Vaga-Lume se firmou como material relevante de incentivo à leitura nas escolas numa época em que o ensino fundamental estava sendo ampliado e os professores reestruturavam seus currículos, como lembrou Jiro Takahashi, um dos idealizadores da coleção, na mesma live.
Num primeiro momento, a iniciativa se voltou a resgatar obras de décadas anteriores, que estavam fora de catálogo ou tinham acesso difícil, como "A Ilha Perdida", de Maria José Dupré, e "O Escaravelho do Diabo", de Lúcia Machado de Almeida.
Muitas das decisões editoriais vinham por sugestões dos próprios professores, afirmou Takahashi. "Nossa intenção era agradar o público, então procurávamos saber o que o público queria."
Esse diálogo com o leitorado se intensificou com concursos de ilustrações e material de apoio que incentivava o didatismo e estimulava os estudantes.
A partir disso, quando a marca ganhou estabilidade, a casa passou a investir em novos autores, que fizeram fama a partir da Vaga-Lume. É o caso de Marcos Rey, de "O Mistério do Cinco Estrelas", Luiz Puntel, de "Açúcar Amargo", e Marçal Aquino, com "A Turma da Rua Quinze".
Era uma época de penúria para o mercado editorial, lembrou Takahashi, em que havia pouca sofisticação e menor competitividade. "Quando a gente os abordava, os autores perguntavam, mas quanto é que eu tenho que pagar para publicar? E respondíamos, não, somos nós que vamos pagar!"
A coleção Vaga-Lume foi passada de pais para filhos, nas gerações seguintes de leitores, e sofreu modernizações após a virada do milênio. Agora, voltando a investir no ineditismo, pode contar com o trunfo da nostalgia.

Publicado em Wed, 28 Oct 2020 18:37:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!