Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Rodrigo Garcia, Vaz de Lima, João Doria, Edinho Araújo e Eleuses Paiva em foto nas eleições de 2018
Foto por: Divulgação
Rodrigo Garcia, Vaz de Lima, João Doria, Edinho Araújo e Eleuses Paiva em foto nas eleições de 2018

Análise DLNews: Edinho deixa cabos eleitorais de luxo no armário

Por: Maria Elena Covre e Fabrício Carareto
28/10/2020 às 17:24
Política

Enquanto adversários ostentam todo e qualquer apoiador de grife, emedebista dispensa depoimentos de longa lista de aliados


No armário 1 
Com o maior acervo de cabos eleitorais de luxo à disposição, Edinho Araújo (MDB) ainda não tirou nenhum deles do "armário” em sua propaganda eleitoral de rádio e televisão até agora. O mesmo vale para as  redes sociais do emedebista. 

No armário 2 
Se os adversários de Edinho ostentam como troféus todo e qualquer apoiador de "grife” que aparece por aqui, o candidato à reeleição vem dispensando, por enquanto, a "ajuda” de uma longa lista de aliados, que inclui o governador João Doria (PSDB), o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), os deputados federais Geninho Zuliani (DEM), Luiz Carlos Motta (PR) e Fausto Pinato (PP). Além do deputado estadual e correligionário Itamar Borges (MDB). 

Na fila 
Enquanto isso, a campanha da Coronel Helena (Republicanos) segue na fila por um espaço na concorrida agenda do deputado federal Marcos Pereira, cacique nacional do partido, um dos articuladores da reaproximação do Centrão com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e aspirante à presidência da Câmara dos Deputados. Apesar de nome nacional da sigla, com forte poder também dentro das outras franquias da Universal do Reino de Deus, o parlamentar está longe de ser uma potência de votos em Rio Preto. Em 2018 obteve por aqui 3.111 votos. 

Junto e misturado 1
O presidente do MDB de Rio Preto, Pedro Nimer, que também é subprefeito de Talhado, tem discurso pronto para os amigos do clube Monte Líbano, território dominado por bolsonaristas. Sempre que questionado sobre a relação de Edinho com o presidente da República, ele garante que "acabou de receber” mensagem do deputado federal Baleia Rossi (MDB) dizendo que a relação do partido com Bolsonaro anda muito boa. 

Junto e misturado 2
Conexões nesse sentido não faltam, como a aproximação do ex-presidente Michel Temer (MDB) com Bolsonaro. Tanto que seu homem de confiança, Elsinho Mouco, comanda hoje a campanha de Celso Russomanno (Republicanos), afilhado do presidente, à Prefeitura de São Paulo. 

E a favela? 1
O tema habitação dominou o programa eleitoral de três candidatos nesta quarta-feira (28): Edinho Araújo (MDB), Carlos Arnaldo (PDT) e Marco Casale (PSL). Em comum entre os três, além da caixa mágica de promessas, está a falta de proposta concreta para um dos mais complexos problemas sociais da cidade na área: a ocupação da Vila Itália, alvo de uma ação de reintegração de posse.  

E a favela? 2
O pedetista e o pesselista sequer citaram o que a pasta da Habitação pretende fazer em relação à favela da Itália. Edinho usou de subterfúgios e superficialidades. Também não disse que destino dará às mais de 500 pessoas que moram lá. E disse meia-verdade: "A Prefeitura suspendeu a reintegração de posse da área”. 

Prevenção 
O governo municipal solicitou e conseguiu que a Justiça interrompesse o trâmite da ação de reintegração de posse, que estava prestes a receber sentença do juiz da Fazenda. Tudo o que não interessa para o governo às vésperas das eleições é uma cena dramática de famílias com crianças e idosos sendo despejadas de seus barracos. O assunto sempre irrita o prefeito, que faz questão de lembrar que o problema foi herdado de seu antecessor. 

Até o fim 
Quem deu as caras no programa de Edinho nesta quarta, aliás, foi a secretária de Habitação, Fabiana Zanqueta, colocada na pasta justamente pelos Republicanos. Só recentemente ela deixou o partido para se manter no governo e apoiar Edinho, em detrimento à candidatura da Coronel Helena. 

Combo
João Paulo Rillo (Psol) ocupou o programa de TV de Marco Rillo nesta quarta (28) para falar das qualidades do pai como político. É o típico combo, uma vez que o ex-deputado também disputa como vereador. 

Faísca 
Não convidem para a mesma festa Diego Polachini e Fabrício Mendes, coordenadores das campanhas de Coronel Helena (Republicanos) e Marco Casale (PSL), respectivamente. A boa relação entre os dois, que vinham trocando figurinhas de forma amistosa ao longo do processo eleitoral, parece que azedou nos últimos dias. Casale estaria, na percepção do pessoal da Coronel, tentando fazer eco a ataques que a republicana vem recebendo nas redes de integrante do PTC. O caso, inclusive, já virou processo na espera criminal por parte da candidata. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!