Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Drone será utilizado pela PF para fiscalizar boca de urna e transporte ilegal de eleitores nas eleições municipais de 2020
Foto por: Divulgação PF
Drone será utilizado pela PF para fiscalizar boca de urna e transporte ilegal de eleitores nas eleições municipais de 2020

Polícia Federal de Rio Preto vai usar drones para fiscalizar eleições municipais

Por: Da redação
27/10/2020 às 17:24
Cidades

No total, 100 aparelhos de drones serão usados em cidades de todos os estados brasileiros para fiscalizar quem descumprir a legislação. Em Rio Preto, um aparelho será utilizado pela Polícia Federal na ação


A Polícia Federal de Rio Preto vai usar aparelho de drone para fiscalizar e prevenir crimes eleitorais como boca de urna e transporte irregular de eleitores durante as eleições municipais em novembro de 2020.

Mais de 100 aeronaves pilotadas remotamente deverão ser alocadas em municípios considerados estratégicos em todos os estados brasileiros. Em Rio Preto, apenas um aparelho estará disponível. Em coletiva realizada na manhã desta terça-feira (27), o delegado da Polícia Federal de Rio Preto, Gustavo Andrade de Carvalho Gomes, informou que o primeiro passo da ação será evitar o transporte irregular de eleitores, principalmente moradores da área rural.

"Ao identificar alguma ocorrência do tipo, as equipes serão acionadas para comparecer ao local. O uso do drone dá uma mobilidade que eventualmente equipes de solo não teriam. A gente consegue ter uma visão geral, fazer um acompanhamento de carros e identificar pessoas e assim acionar o pessoal em terra que se desloca até o endereço para verificar o que está ocorrendo”, explicou.

Ainda de acordo com a PF, se a irregularidade for confirmada, os envolvidos serão detidos e encaminhados até a sede da Polícia Federal em Rio Preto, onde um inquérito será aberto para investigar o caso. Na cidade, mais de 100 locais de votação serão fiscalizados. O drone estará disponível para funcionar durante todo o dia 15 de novembro e também no segundo turno, se houver.

O equipamento conta com autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANCA) e vai voar com altitude máxima de 120 metros. O drone será comandado por um funcionário da PF.

 

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!