Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Fumacê será realizado em período noturno até o dia 11 de novembro
Foto por: Divulgação Prefeitura
Fumacê será realizado em período noturno até o dia 11 de novembro

Saúde inicia fumacê nas regiões Central, Represa e Vila Toninho em horário noturno

Por: Da redação
26/10/2020 às 15:50
Cidades

A ação começa nesta segunda-feira (26) e tem o objetivo de promover o controle do mosquito Aedes aegypti nas regiões adjacentes ao local onde houve a confirmação de febre amarela em um macaco


 A Secretaria de Saúde de Rio Preto inicia a partir desta segunda-feira (26) a nebulização ambiental (fumacê) nas regiões Central, Represa e Vila Toninho. A ação tem o objetivo de promover o controle do mosquito Aedes aegypti nas regiões adjacentes ao local onde houve a confirmação de febre amarela em um macaco – área de abrangência da UBS Caic/Cristo Rei. A ação ocorrerá até o dia 11 de novembro, sempre no período noturno, a partir das 18h ate as 22h.

A nebulização ambiental é realizada por meio da aplicação de inseticida através de nebulizador pesado acoplado a veículo, o que é popularmente conhecido como fumacê. Para este trabalho, não há vistoria dentro das residências no período noturno, de maneira que todo o trabalho é realizado na rua. A nebulização ambiental será realizada em conjunto com a SUCEN.

Para maior eficiência do fumacê e proteção da população, é importante que os moradores das áreas nebulizadas sigam as seguintes orientações:

- O inseticida precisa alcançar o interior da residência, assim, portas, janelas, cortinas e box de banheiro devem ficar abertos.

-  Animais domésticos devem ser protegidos, removendo-os do local ou cobrindo com pano úmido as gaiolas de passarinhos e aquários.

-  Roupas do varal devem ser recolhidas e alimentos ou vasilhames sobre as mesas devem ser guardados.

- Pessoas acamadas, recém-nascidos e alérgicos devem sair da área de aplicação ou na impossibilidade de saírem devem permanecer trancados em um cômodo da casa, vedando a soleira da porta com pano úmido.

Veja os dias e bairros onde o fumacê será aplicado:

- 26, 27 e 28 de outubro: Vila Santa Tereza, Vila Doria, Vila Elvira, Vila Ercília, Vila Hipódromo, Jardim Vitória Régia, Vila São Judas Tadeu, e Caic.

- 29, 30 e 31 de outubro: Vila Toninho e Residencial Cambuí

- 3, 4 e 5 de novembro: Vila Goyos, Jardim Fuscaldo, Residencial Cristo Rei, Mini Distrito Tancredo Neves, Parque Residencial Romano Calil, Jardim Paulista, Jardim Seixas e Vila Ideal.

- 9, 10 e 11 de novembro: Jardim Yolanda, Condomínio Figueira, Damha I e Damha II.

Além do fumacê, o bloqueio e controle de criadouro e nebulização portátil continuam. A Secretaria esclarece ainda que continuará monitorando o quadro epidemiológico dessas doenças para o melhor direcionamento das ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!