Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O jornalista Greison de Melo
Foto por: Acervo pessoal
O jornalista Greison de Melo

OPINIÃO: Volta às aulas

Por: Greison de Melo
21/10/2020 às 18:57
Opinião

Como fazer para que todo este prejuízo na formação educacional seja minimizado? Qual modelo de reforço escolar deve ser adotado em 2021?


A volta às aulas no próximo ano é um assunto que preocupa muitas famílias em Rio Preto e região, a exemplo do resto do Brasil. A pandemia do novo coronavírus, que mutilou milhares de empregos e ceifou centenas de pessoas no Noroeste paulista, foi também implacável com centenas de milhares de estudantes, de um dia para outro tirados de sala de aula e submetidos a um novo modelo de ensino a distância. 

A educação à distância era uma tendência anterior ao surgimento do corona. Aos poucos, muitas instituições vinham oferecendo cursos online em diversas formações e configurações. A pandemia, no entanto, precipitou muitas tendências no cotidiano do eleitor, tais como o uso de máscara em público, a adoção do home office, a assepsia em estabelecimentos comerciais e vai por aí. 

Na educação, a precipitação foi colossal. Os estudantes passaram a assistir aulas pela internet, fazer atividades em casa e coisas assim. Isso em tese. Na prática, as coisas foram muito complicadas. Mesmo com o esforço de professores e dos pais, o modelo tropeçou em uma série de precariedades, fruto de causas anteriores à pandemia. 

Uma delas, talvez a maior, é o pouco ou nenhum acesso à internet por largas camadas da população. Pior para as crianças de baixa renda, que muitas vezes sequer têm acesso regular a computador ou celular. O resultado é que poucos alunos conseguiram aprender algo neste período de reclusão domiciliar.

Esta complicada realidade impactou de maneiras diferentes a vida dos estudantes, deixando-os com dificuldades de aprendizado, o chamado "apagão cognitivo”, em maior ou menor grau. A interrupção da atividade escolar por tanto tempo deixou marcas profundas nas crianças com reflexos que podem prejudicar o futuro dos filhos dos eleitores, notadamente aqueles mais pobres. 

É, portanto, uma questão que não pode deixar de ser discutida pelos candidatos, já que o município é responsável pela formação do ciclo básico. O que se espera é que sejam apresentadas propostas para este problema. Como fazer para que todo este prejuízo na formação educacional seja minimizado? Qual modelo de reforço escolar deve ser adotado em 2021? Como o governo municipal pode prover acesso às crianças do ciclo básico à internet com garantia de que todas terão oportunidade de fazer as atividades on-line necessárias?

O assunto está na ordem do dia dos eleitores pais, que querem soluções eficazes para o problema a partir de 2021. As respostas precisam estar presentes no palanque destas eleições.

Greison de Melo é jornalista  especializado em noticiário econômico. É autor do livro São José do Rio Preto – Desenvolvimento & Negócios (Acirp, já na 3ª edição). Também atua como consultor de empresas em assuntos regulatórios nas áreas da Anvisa e do Mapa.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!